1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Hilux mais rara do mundo? Feita com um guindaste hidráulico montado no chassi da caminhonete de fábrica
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota Hilux mais rara do mundo? Feita com um guindaste hidráulico montado no chassi da caminhonete de fábrica

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 02/02/2025 às 13:11
Toyota Hilux, guindaste
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Conheça a Toyota Hilux mais rara do planeta, equipada com um guindaste hidráulico montado diretamente no chassi de fábrica. Uma verdadeira obra-prima da engenharia automotiva!

A Toyota Hilux é um dos modelos mais icônicos da montadora japonesa, conhecida por sua robustez e confiabilidade. No entanto, algumas versões desse veículo vão além do esperado.

Um exemplo curioso é a Toyota Hilux SSR-X 1995, uma versão rara da picape que veio equipada de fábrica com um guindaste eletrônico montado na caçamba. Mas o que motivou essa decisão da fabricante?

YouTube Video

O que torna a Toyota Hilux SSR-X 1995 especial?

A Toyota Hilux SSR-X 1995 é uma versão específica da Hilux Surf, também conhecida como Toyota 4Runner em alguns mercados.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Produzida para o mercado japonês, essa versão possuía características diferenciadas, como um acabamento interno mais sofisticado e um pacote de equipamentos mais completo. Mas o grande destaque era o guindaste montado na traseira, algo incomum para um veículo que não era comercial.

Motorização e desempenho

A Toyota Hilux SSR-X 1995 foi equipada com diferentes opções de motor, dependendo do mercado e da demanda:

  • 2.4L 2L-TE Turbo Diesel (4 cilindros): Mais comum no Japão.
  • 3.0L 1KZ-TE Turbo Diesel (4 cilindros): Uma das opções mais desejadas por seu torque elevado.
  • 3.0L V6 3VZ-E a gasolina: Disponível em alguns mercados.

A transmissão variava entre uma caixa manual de 5 marchas e uma automática de 4 velocidades, proporcionando versatilidade para diferentes tipos de condutores. A versão 4×4 com acionamento eletrônico e diferencial traseiro limitado garantiam que a picape pudesse enfrentar terrenos acidentados com facilidade.

Conforto e equipamentos

Apesar de sua proposta robusta, a SSR-X 1995 oferecia um nível de conforto surpreendente para a época. Algumas das principais características incluíam:

  • Vidros e espelhos elétricos;
  • Bancos com ajuste elétrico (em algumas versões);
  • Ar-condicionado;
  • Teto solar (opcional);
  • Suspensão dianteira independente e traseira com eixo rígido e molas helicoidais.

O misterioso guindaste de fábrica na Toyota Hilux

A questão que intriga muitos entusiastas é: por que a Toyota ofereceu uma opção de guindaste eletrônico em uma picape não comercial?

De acordo com um comunicado de imprensa da Toyota, o guindaste foi projetado para levantar equipamentos esportivos, como motocicletas off-road. Isso faz sentido, considerando o mercado japonês, onde muitos consumidores utilizam veículos off-road para lazer.

O acessório era montado de fábrica e contava com um sistema elétrico para facilitar a elevação de cargas sem esforço.

Disponibilidade no Brasil e no mundo

A Toyota Hilux Surf, incluindo a versão SSR-X, não foi importada oficialmente para o Brasil nos anos 1990.

No entanto, algumas unidades foram trazidas por importação independente, especialmente as versões equipadas com motor 1KZ-TE 3.0 Turbo Diesel.

Nos Estados Unidos, essa versão também é rara, e apenas três unidades com guindaste foram identificadas no país, tornando-as verdadeiras peças de colecionador.

Por conta da sua exclusividade, a Toyota Hilux SSR-X 1995 com guindaste de fábrica se tornou uma raridade cobiçada por colecionadores e entusiastas de off-road. Veículos com essa especificação, em boas condições, são vendidos por valores elevados, especialmente no mercado de importação japonesa.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x