Menu
Início Total deve iniciar novamente projetos de perfuração de poços de petróleo e gás no Amazonas, após pendências com o Ibama

Total deve iniciar novamente projetos de perfuração de poços de petróleo e gás no Amazonas, após pendências com o Ibama

3 de setembro de 2020 às 15:54
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Total retoma projetos de perfuração de poços de petróleo e gás no Amazonas, após pendências com o Ibama
Trabalhadores em unidade industrial da Total

Processo de licenciamento ambiental para projetos de perfuração de sete poços Bacia da Foz do Amazonas é retomado pela multinacional de petróleo e gás Total, depois de conflitos com o Ibama

Os projetos de exploração e produção de petróleo na Bacia do Foz do Amazonas são peculiares e tem apresentado grande demanda de dados e informações por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Após decisão de indeferir a licença para perfuração da Total, ainda em 2018, a petroleira foi obrigada a reiniciar o processo de licenciamento ambiental para a perfuração poços no Amazonas.

Leia também

Na época, o Ibama informou que a Total não foi capaz de comprovar que a perfuração marítima teria segurança técnica e operacional, alegando “profundas incertezas” relacionadas ao Plano de Emergência Individual (PEI).

Agora, a Total iniciou novo processo de licenciamento ambiental para a perfuração de sete poços exploratórios na Bacia da Foz do Amazonas, nos seguintes blocos: FZA-M-57, FZA-M-86, FZAM-88, FZA-M-125 e FZA-M-127.

Na 11ª rodada da Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizada em 2013, as companhias de petróleo e gás que arremataram blocos previam, ao todo, a perfuração de 12 poços na Bacia da Foz do Amazonas e somente a Total estimava perfurar de nove poços região, onde opera cinco blocos. A BP e Enauta também licenciam projetos de perfuração na área.

Pressão em projetos de exploração e produção de petróleo na Bacia do Foz do Amazonas

Além dos estudos para minimizar os riscos ambientais por parte do Ibama, os projetos de exploração na Foz do Amazonas enfrentam forte resistência de ambientalistas. Os licenciamentos são acompanhados por organizações de preservação ambiental, como o Greenpeace.

Diante das pendências e situações envolvendo as questões de licenciamento ambiental para a perfuração de poços de petróleo na Bacia do Foz do Amazonas, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) retirou da 15a rodada de licitações, que foi realizada em 2018, os blocos exploratórios que seriam ofertados na região.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar