Início Tipos de bicicleta: urbana, elétrica, MBT e muito mais!

Tipos de bicicleta: urbana, elétrica, MBT e muito mais!

6 de julho de 2022 às 08:57
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Tipos de Bicicleta saiba como escolher
Via Piaxbay: https://bit.ly/3ReuAoh

Bicicleta ideal para trilha, competição, trabalho e até turismo? Leia este artigo e encontre todas as informações.

Tipos de bicicleta: qual modelo é o seu estilo: As bicicletas fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e podem contribuir positivamente de forma direta e funcional para a vida de todos. Elas são fabricadas em diversos modelos, que servem para objetivos diferentes como passeio na orla da praia ou no parque, trilhas e até competições.

A bicicleta é um meio de transporte muito prático e que também traz diversos benefícios para a saúde. Isso porque pedalar aumenta a disposição, tonifica e fortalece os músculos de praticamente todo o corpo, reduz o colesterol e auxilia na queima de gordura. Por isso ela pode ser considerada um utensílio multibenefícios. 

Artigos recomendados

Se você adora pedalar e está à procura de uma bike nova, leia este artigo e conheça os tipos de bicicleta disponíveis no mercado. Aqui você irá entender melhor quais são os modelos ideais para cada tipo de atividade e assim escolher qual deles está mais alinhado a sua necessidade. Confira!

Sobre os tipos de bicicleta

Há vários modelos de bicicletas disponíveis no mercado. Existem aqueles que seguem padrões mais tradicionais e alguns que são fabricados de forma mais elaborada e tecnológica. Logo abaixo você encontra uma lista completa com todos eles. Continue lendo para descobrir qual é o melhor para você!

Bicicleta urbanas e passeio

A bicicleta urbana é um modelo tradicional para ser utilizado no dia a dia. Se o seu objetivo é ter uma bike para ir trabalhar, chegar até a faculdade, ir de encontro com os amigos ou simplesmente para passear, esse tipo é a escolha ideal para você. Ela é própria para ruas, calçadas, ciclovias e demais pistas em asfalto ou calçamento. 

Quando decidir comprar a sua bicicleta urbana, preste atenção a detalhes como a sela e os amortecedores, pois assim é possível aproveitar a viagem de forma confortável. Além disso, é possível escolher entre diversas variações de cores, estilos, acessórios, para deixá-la com a sua cara.

Bicicleta MBT

Essa opção é a escolha ideal se você for apaixonado por trilhas e aventuras sobre duas rodas. O modelo MTB representa bicicletas mais robustas que costumam ser mais pesadas, com 16 kg em média, pois utilizam catracas, cassetes e quadros bem maciços. São utilizados materiais específicos para os terrenos irregulares e íngremes.

Esse tipo de bicicleta não tem câmbio dianteiro e é instalado uma guia de corrente para manter a transmissão funcionando mesmo com todas as trepidações.

Se essa for a sua escolhida, opte por um aro adequado para sua estatura, atente-se ao peso suportado e também ao material da bike. 

Caso ainda esteja em dúvida sobre como escolher a sua MTB, veja mais dicas de seleção em as 10 melhores bicicletas para trilha de 2022!

Bicicleta dobráveis

Esse tipo de bicicleta é uma ótima opção para quem gosta de levar a bike para todo lugar. Ela ocupa pouco espaço, podendo ser colocada num canto da casa, no porta-malas do carro ou embaixo da mesa no trabalho. Além disso, elas também são utilizadas de forma urbana e são adequadas para quem busca praticidade para se exercitar. 

Geralmente esse modelo possui um aro não menor, disponível entre 16 e 20 e seu uso é aconselhado para pequenas velocidades. Sem contar que são modelos leves, pois raramente ultrapassam os 10 kg. Ao escolher a sua, preze pelos designs que podem ser carregados como uma mala, eles oferecem maior praticidade. 

Bicicleta Fixa

As bicicletas fixas são a escolha perfeita de quem busca total simplicidade com baixa manutenção. Elas são modelos que dispensam praticamente todas as ornamentações, inclusive freios. É feito para ser utilizado em terrenos planos e sem inclinações, de preferência asfaltados. 

Mais leve que as convencionais, têm pinhão fixo na roda traseira, assim, deve ser pedalada constantemente, sem opção de “ficar na banguela”. Por isso, a pedalada nesse tipo de bike é muito mais completa do que nas outras. Quando chegar a hora de escolher a sua, você poderá ousar nas cores e fugir dos modelos tradicionais e sem graça.

Bicicleta reclinável

A bicicleta reclinável é muito indicada para quem adora praticar o cicloturismo e preza pelo conforto na hora de pedalar. Esse tipo de modelo permite que o ciclista não precise ficar montado como nas bicicletas tradicionais, mas sentado ou, eventualmente, deitado, proporcionando maior conforto, ergonomia e segurança.

Elas se dividem em dois tipos: com distância curta entre eixos (Short Wheel Base, ou SWB), que são menos práticas, porém velozes e, com distância grande entre eixos (Long Wheel Base, ou LWB). Na hora de fazer a sua escolha, analise qual desses dois designs irá atender melhor o seu objetivo. 

Bicicleta infantil

As bikes para crianças são ótimas escolhas para quem deseja introduzir hábitos saudáveis e um contato com a natureza desde cedo. Elas se tornam opções super divertidas para o lazer e dão à criança a sensação de liberdade. Esse tipo de bicicleta não possui marchas e suspensão, além de ser livre de acessórios sofisticados. 

A maioria desses modelos possui rodinhas laterais, usadas para ajudar no equilíbrio e evitar quedas. Contudo, esse acessório pode ser removido com facilidade conforme a criança for aprendendo a se equilibrar. Na hora de comprar o item para os pequenos, escolha cores divertidas e uma sela bem acolchoada.  

Bicicleta elétrica

Esse tipo é indicado para pessoas que não querem chegar suadas nos compromissos ou que possuem alguma limitação física, mas desejam se locomover com praticidade. Elas possuem um motor elétrico integrado que dá força para locomoção do veículo, podendo chegar a 32 km/h.

Elas são mais pesadas que as bicicletas tradicionais e podem ser utilizadas em terrenos urbanos. Na hora da compra é importante que você verifique se o motor do modelo em questão precisa ser ativado através de pedaladas iniciais ou apenas da aceleração para funcionar. Confira quais são as 10 melhores bicicletas elétricas em 2022 para escolher a bicicleta elétrica ideal para o seu uso.

Bicicleta motorizada

As bicicletas motorizadas são ótimas alternativas para quem busca versatilidade e uma ajudinha a mais na hora de percorrer terrenos íngremes. Isso porque o objetivo desse modelo é deixar as pedaladas mais leves, através do auxílio de um motor elétrico, que é alimentado por baterias recarregáveis.

Ao subir uma ladeira, não é preciso pedalar muito, pois você será auxiliado pelo motor elétrico. As velocidades podem chegar a aproximadamente 25 km/h, e a autonomia pode ser de 30 km/h a 40 km/h. Se o seu intuito for transportar alguma mercadoria com ela, na hora da compra lembre-se de verificar se há bagageiro.

Bicicleta para estrada

As bicicletas de estrada, também conhecidas como speed, são voltadas para quem busca mais velocidade e performance no asfalto. São modelos mais direcionados para prática esportiva e, por isso, exigem um certo conhecimento na hora de pilotar. A característica que mais se destaca são os pneus bem finos. 

Esse tipo é mais leve e muito indicado para o ciclismo de estrada ou competições em velódromos. Por ser mais específica, procure praticar um pouco em uma mountain bike antes de optar pela compra, já que esse modelo é mais fácil de ser conduzido.  

Bicicleta BMX

Por último, temos um modelo perfeito para quem quer arriscar manobras radicais sobre as duas rodas. O modelo BMX é mais compacto, com aro entre 20 e 24, além de pneus mais grossos que os demais tipos de bikes. Além disso, ela possui freios dianteiros, permitindo frenagens bruscas para a realização dos truques. 

Essa bicicleta foi desenvolvida para terrenos irregulares e com muitas curvas. Em busca do melhor desempenho e de maior velocidade, alguns modelos são mais leves que outros. Por isso, dependendo da sua modalidade, prefira modelos mais leves, assim você conseguirá mais facilidade na hora de realizar as manobras.

Escolha entre todos esses tipos de bicicleta a que mais combina com você!

Nesse artigo você pode ver que existem vários modelos de bicicletas e que todos eles possuem indicações específicas e suas particularidades. Por isso, é muito importante ficar atento a todas essas informações antes de realizar a sua escolha, pois assim você usufrui corretamente de todos os benefícios. Veja quais são as melhores bicicletas para decidir, de fato a que mais combina com você.

Lembre-se de analisar o terreno em que irá pedalar e o motivo pelo qual você está à procura de uma bike, seja para passeio, para uso casual, ou para aventura e esporte. Dependendo das suas respostas é possível identificar o modelo mais indicado para cumprir as suas exigências.

Outro fator importante é verificar bem o material, principalmente se você estiver pensando em comprar um modelo confortável. Além disso, a segurança sempre tem que vir em primeiro lugar. Agora é hora de correr para a loja, escolher a sua bicicleta e começar a pedalar lindamente. Boas compras! 
Acesse Portal Vida Livre para conhecer mais dicas do cotidiano.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes