Projeto da Boring Company vai ligar o centro de Nashville ao aeroporto com túneis exclusivos para veículos da Tesla
Tesla: mais uma cidade dos EUA terá rede de estradas subterrâneas após um acordo firmado entre a Boring Company, de Elon Musk, e o governo do Tennessee. A nova estrutura ligará o centro de Nashville ao aeroporto da cidade com 16 km de túneis exclusivos para veículos elétricos da Tesla.
A novidade marca a expansão do sistema que hoje opera apenas em Las Vegas. O projeto ainda precisa ser aprovado, mas autoridades locais já deram sinal verde para os estudos preliminares e a definição do traçado. A expectativa é que a primeira etapa entre em operação até o fim de 2026.
Nashville entra na mira da mobilidade subterrânea
A confirmação de que Tesla: mais uma cidade dos EUA terá rede de estradas subterrâneas foi dada após a Boring Company fechar parceria com o governo estadual. A proposta inicial prevê a construção de um trajeto que conecte o centro da capital do Tennessee ao Aeroporto Internacional de Nashville.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
Segundo o TechCrunch, o Departamento de Segurança Interna dos EUA já avaliou que o projeto atende aos critérios estruturais e pode operar com segurança. O plano segue o mesmo modelo usado no Las Vegas Loop, com túneis de tráfego unidirecional e estações de embarque.
Estrutura já existe em Las Vegas e será ampliada
Atualmente, a única rede ativa com veículos Tesla é o Las Vegas Loop, inaugurado em 2021. O sistema possui 5 estações operando sob o centro de convenções da cidade, com capacidade para até 70 veículos. A meta é expandir para mais de 100 estações, incluindo conexões com hotéis, cassinos e o aeroporto local.
O sucesso do modelo em Nevada levou a Tesla a mirar novos centros urbanos. Agora que mais uma cidade dos EUA terá rede de estradas subterrâneas, a expectativa é que o formato se espalhe por outras regiões. O projeto Dubai Loop, nos Emirados Árabes, é outro exemplo em andamento — com 17 km e capacidade para transportar 20 mil pessoas por hora.
Ainda sem data definida, mas com apoio governamental
Apesar da ausência de um cronograma oficial, o gabinete do governo do Tennessee informou que os estudos estão avançando e que a primeira fase poderá estar pronta no final de 2026. A rede deve priorizar áreas de alto fluxo urbano e funcionar exclusivamente com veículos Tesla, como os modelos Model Y e Model X.
Tesla: mais uma cidade dos EUA terá rede de estradas subterrâneas num movimento que reforça a aposta de Elon Musk em mobilidade alternativa. O foco é aliviar o trânsito nas grandes cidades e abrir caminho para o uso de carros elétricos em estruturas otimizadas e independentes do tráfego convencional.
Você acredita que redes subterrâneas como essa podem funcionar em cidades brasileiras?
Essa de fazer pix pelo celular falando que é o Serasa cai fora o ano passado perde mais de 20.000,00 reais continuo devendo e com restrição.