Motocicleta dual sport DR-Z4S chega à linha 2025 com melhorias históricas: EFI, Ride-by-Wire, modos de condução, controle de tração e suspensão KYB totalmente ajustável
A Suzuki DR-Z4S 2025 finalmente chegou às concessionárias norte-americanas trazendo a atualização mais aguardada da categoria dual sport. Depois de mais de duas décadas com o projeto DR-Z400S praticamente inalterado, a montadora japonesa apresenta um modelo totalmente revisado, desde o motor até a eletrônica, com foco em versatilidade e eficiência. A novidade foi anunciada oficialmente pela Suzuki USA e testada pela imprensa especializada em florestas do Oregon.
Com um novo motor 398cc DOHC mais limpo e potente, estrutura em aço tipo twin-spar, sistema Ride-by-Wire, painel digital e tecnologias como controle de tração com modo Gravel e ABS desligável, a DR-Z4S representa um renascimento moderno para uma lenda do fora de estrada.
Injeção eletrônica na DR-Z4S 2025 garante respostas imediatas e fim dos engasgos em qualquer altitude
A grande transformação da Suzuki DR-Z4S 2025 é a adoção da injeção eletrônica e do acelerador eletrônico Ride-by-Wire, substituindo o antigo carburador. Com isso, o modelo atinge o padrão Euro5+ de emissão, elimina falhas de aceleração em baixa e melhora o consumo de combustível. O sistema utiliza um bico injetor de 10 furos e corpo de borboleta de 42 mm.
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O novo motor entrega 38 cavalos de potência a 8000 rpm e 3,77 kgfm de torque a 6500 rpm, com suavidade desde as rotações mais baixas. Segundo a Cycle News, o comportamento agora é muito mais refinado, especialmente em trilhas técnicas e aclives.
O recurso Easy Start da Suzuki também está presente, permitindo dar partida com apenas um toque no botão de ignição. O sistema facilita partidas a frio e evita estolagens.
Com duas velas de irídio e câmara de combustão redesenhada, o cabeçote proporciona queima mais eficiente. As válvulas de admissão são de titânio, enquanto as de escape são ocadas com sódio para dissipação térmica.
A evolução mecânica ainda inclui pistão mais leve, virabrequim com menos perdas mecânicas e câmbio de 5 marchas com embreagem deslizante SCAS. Mesmo sem a aguardada sexta marcha, a relação de marchas foi melhor aproveitada pela curva de torque mais ampla.
Modos de pilotagem e controle de tração com Gravel Mode colocam a DR-Z4S entre as mais seguras da categoria
A nova DR-Z4S 2025 traz o pacote S.I.R.S. (Suzuki Intelligent Ride System), um conjunto eletrônico avançado derivado das superbikes da marca. Ele inclui modos de pilotagem SDMS (A, B e C), controle de tração STCS com 4 níveis (1, 2, G e OFF), e o ABS com opção de desligamento total ou apenas traseiro.
No Modo A, o comportamento é agressivo e ideal para trilhas mais exigentes. O Modo B é intermediário e lembra o estilo da antiga DR-Z400S. Já o Modo C oferece entrega de potência suave, ideal para iniciantes ou terrenos escorregadios.
O Gravel Mode (G) foi destaque nos testes realizados pela equipe da Adventure Rider, que elogiou sua atuação em subidas com pouca aderência. Ele reduz o giro da roda traseira e melhora a tracionabilidade sem comprometer a sensação de pilotagem.
Outro diferencial é o painel LCD multifunção, com indicador de marcha, modo ativo, nível de combustível e dados essenciais visíveis mesmo sob sol intenso. A troca de modos pode ser feita durante a pilotagem por comandos no punho.
No quesito segurança, o ABS da DR-Z4S é fornecido pela Bosch e é o primeiro da Suzuki a permitir desligamento completo para uso em trilhas. Porém, o sistema é reiniciado sempre que a chave é desligada.
Suspensão KYB com 11″ de curso e quadro em aço reforçado dão estabilidade à nova DR-Z4S mesmo em trilhas exigentes
O novo chassi em aço tipo twin-spar com subquadro de alumínio traz maior rigidez torcional e melhor centralização de massas. Já a suspensão é composta por KYB dianteira invertida com 280 mm de curso e amortecedor traseiro com 296 mm e link progressivo.
Ambos os conjuntos oferecem ajustes completos de compressão e retorno, garantindo que a moto se adapte tanto a terrenos irregulares quanto ao asfalto. A ergonomia também foi revisada: guidão mais alto (28 mm), pedaleiras mais recuadas (23 mm) e assento mais baixo (920 mm).
Apesar do aumento de peso de 16 libras (7,3 kg) em relação à DR-Z400S, totalizando 333 libras (151 kg), a DR-Z4S se manteve ágil em trilhas e estável em alta velocidade, segundo os jornalistas que a testaram em estradas de terra e asfalto.
O conjunto de freios com discos maiores (270 mm na frente e 240 mm na traseira) proporciona frenagens mais seguras e previsíveis. Os pneus IRC GP-410 foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo e equilibram desempenho em terra e asfalto.
A proteção inferior do motor agora vem de fábrica com uma carenagem de alumínio, e a Suzuki oferece como acessório uma peça ainda mais robusta para trilhas extremas. Também há opções como tomada 12V, manoplas aquecidas e bagageiro.
Painel digital, LED completo e visual agressivo fazem da DR-Z4S a mais moderna da linha dual sport da Suzuki
O design da nova Suzuki DR-Z4S é minimalista e inspirado em motos de motocross. A nova frente com farol LED mono olho substitui a antiga unidade retangular e remete às RM-Z. Toda a iluminação é LED: setas, lanterna, placa e farol.
O painel LCD compacto exibe as funções essenciais em um layout limpo, com velocímetro digital, conta-giros, nível de combustível, modo de pilotagem e indicador de marcha. O botão ABS também fica embutido no painel.
Disponível nas cores Champion Yellow com branco e Solid Iron Gray, a DR-Z4S mantém a identidade da marca com detalhes como aro preto, guidão cônico, manoplas half-waffle e pedaleiras com insertos removíveis.
A ergonomia foi pensada para longos percursos, combinando conforto em rodovias e controle em terrenos acidentados. Para pilotos de menor estatura, a Suzuki oferece banco baixo que reduz a altura em mais de 3 cm.
Apesar do tanque reduzido para 2,3 galões (8,7 litros), a eficiência do novo sistema de injeção melhora a autonomia em até 5%. A marca declara alcance próximo de 250 km com uma só reabastecida.
DR-Z4S chega custando US$ 8999 nos EUA e supera CRF450L em tecnologia, conforto e versatilidade dual sport
A nova Suzuki DR-Z4S 2025 está sendo vendida nos Estados Unidos por US$ 8999, cerca de US$ 1800 a mais que a antiga DR-Z400S. Apesar disso, o modelo justifica o aumento com um salto geracional completo.
Entre os principais concorrentes está a Honda CRF450L, que custa cerca de US$ 10.099 e é mais voltada ao off-road extremo. A DR-Z4S se destaca por oferecer melhor pacote de eletrônica, suspensão superior e uso mais equilibrado entre trilha e cidade.
Para pilotos iniciantes, a nova DR-Z4S é mais acessível em ergonomia e dirigibilidade. Para experientes, traz desempenho confiável com tecnologia real, sem depender de plataformas de motos de competição adaptadas para a rua.
A transmissão de 5 marchas ainda causa discussão, mas a nova curva de torque e a elasticidade do motor compensam a ausência da sexta marcha na maioria dos cenários. O novo escapamento duplo com catalisadores reduz emissão sem perder desempenho.
Com ciclo de atualizações que levou mais de 20 anos, a Suzuki DR-Z4S deve permanecer no mercado por muito tempo. A marca oferece 1 ano de garantia e plano de extensão de proteção com cobertura ampliada.
Para quem busca uma dual sport moderna, robusta e pronta para qualquer tipo de terreno, a nova DR-Z4S é a opção mais completa e equilibrada da categoria em 2025.