A Volkswagen planeja lançar um novo SUV elétrico, chamado de ID Ruggdzz. O carro elétrico contará com uma bateria de 110 kWh e sua autonomia e desempenho podem impressionar.
Sendo visto como um dos projetos mais ambiciosos da Volkswagen no começo deste ano, o SUV elétrico Volkswagen ID Ruggdzz, com aptidão off-road planejada pela marca, está se tornando conhecido no mundo. Em entrevista concedida recentemente, Carsten Intra, CEO da VW Commercial Vehicles, comentou sobre as perspectivas em torno do projeto e adiantou que, caso seja aprovado, o modelo será criado em parceria com a Ford, assim como a nova geração da Amarok.
Volkswagen decidirá o futuro do ID Ruggdzz nos próximos 12 meses
Segundo o executivo, quando questionado pela revista Autocar, a Volkswagen está analisando o projeto ao lado da Ford, estando ainda na agenda. A declaração complementa o que já foj dito recentemente por Waldemar Bauf, gerente de produtos globais da divisão comercial.
A expectativa, segundo Intra, é que nos próximos 12 meses a Volkswagen tenha mais uma decisão sobre este assunto. De acordo com informações, o carro elétrico adotará a plataforma T6 da Ford Ranger, compartilhada com a Volkswagen Amarok nesta nova geração, e será projetado na mesma pegada do ID Ruggdzz, um utilitário elétrico conceitual que deveria ter sido lançado em 2019, mas que nunca foi apresentado ao público.
- Toyota choca o mundo com o RAV4 hardcore de ponta: um SUV inspirado no rally Dakar que redefine o off-road
- Grupo Punch prepara motores diesel adaptados ao hidrogênio para revolucionar veículos comerciais, iniciativa promete acelerar a transição para combustíveis ecológicos
- Como limpar o cinto de segurança do carro: dicas práticas para manter a higiene e conservação
- Kia Tasman: Projeção de SUV com até 281 cv e 4×4 mira o mercado e promete enfrentar o Toyota SW4 de frente
O ID Ruggdzz teria como base a plataforma MEB e chegaria ao mercado no início da próxima década, mas a Volkswagen parece ter abandonado o projeto. Sendo assim, os planos de um SUV elétrico com pretensões fora-de-estrada migraram para a plataforma T6 da Ford, tomando como base a Amarok de nova geração.
Novo carro elétrico da VW contará com bateria de 110 kWh
Caso seja aprovado, o ID Ruggdzz robusto terá bateria com capacidade de 110 kWh e condições suficientes para disponibilizar uma autonomia e reboque condizentes com a proposta. O design deve seguir o padrão da Amarok na dianteira, enquanto na traseira a inspiração virá dos outros SUVs do portfólio da Volkswagen, como Touareg, Tiguan, Atlas e Taos.
A Volkswagen pode desenvolver ainda outro SUV elétrico com foco no off-road, entretanto neste caso para a recém-recriada marca Scout. Será comercializado na América do Norte e não deve canibalizar o primo derivado da Amarok, que atenderá a demanda de outros mercados.
Kombi elétrica da Volkswagen pode chegar em breve ao mercado
Chegando ao mercado europeu como um grande sucesso, a Kombi elétrica da Volkswagen deve ser bem recebida pelo mercado brasileiro depois de 2024. O modelo recebeu o nome de ID.Buzz, estando em pré-venda desde maio do último ano, quando foi apresentado.
Segundo a montadora, até o mês de dezembro, a nova geração do modelo possui mais de 26 pedidos. Além disso, 10 mil do total chegarão às lojas da empresa em breve. Sendo assim, o modelo superou todas as expectativas da montadora.
A expectativa é de que a estreia do modelo aconteça ainda este ano, o que estava previsto para acontecer no ano passado. A Kombi elétrica conta com um motor elétrico de 204 cavalos e um torque máximo de 31,6 mkgf.
A velocidade máxima do modelo com tração traseira é de 145 km/h. Além disso, a releitura da Kombi conta com baterias de 77 kWh, com capacidade para recarregar em estações de até 170 kW. A van conta com capacidade para recarregar entre 5% a 80% com apenas 30 minutos. Totalmente carregado, o modelo possui capacidade para entregar 425 km de autonomia. De acordo com o membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing, Lars Krause, a empresa está feliz com o lançamento de sua primeira Kombi elétrica do futuro.