Sonda Catarina da brasileira Petroserv inicia viagem á Indonésia

Sonda Catarina

Sonda está sendo preparada para, neste fim de semana, seguir para a Indonésia cumprir contrato entre a Petroserv e a italiana ENI

Conforme o Click Petróleo e Gás informou, no início do mês de abril, a sonda semissubmersível Catarina da Petroserv venceu contrato de dois anos com a Eni e irá perfurar na Indonésia.
Os preparativos estão correndo de “vento em popa” e a unidade já está sobre a embarcação, na baía da Guanabara, que a levará até a locação das operações e a partida está prevista para este fim de semana, no dia 18 ou 19 de maio.

A embarcação que está fazendo o dry-tow (reboque a seco) pertence a Boskalis e a viagem irá durar de 40 a 45 dias.
A sonda Catarina deve começar a operar no campo de gás de Merakes, na Indonésia e em julho, assim que os propulsores forem reinstalados, ela iniciará as operações.

Segundo apurado pela revista BE Petróleo a taxa diária de aluguel da sonda ficou próximo de US$ 220 mil, o contrato terá a duração de dois anos e será a segunda campanha no exterior do equipamento da Petroserv.

A sonda Catarina terminou recentemente uma campanha de perfuração para a Shell, onde se destacou como sendo a primeira sonda brasileira a assinar contrato com a Shell.

Frota da Petroserv

O equipamento, com capacidade para perfurar em lamina d’água de 3 mil metros, foi construído em 2012 e será a segunda sonda da Petroserv com contrato no exterior, a primeira foi a Louisiana, que opera desde 2018 para a ONGC, na Índia.

A frota da Petroserv é composta também pelo navio-sonda Carolina, que hoje está sem contrato e que vem sendo ofertado em licitações que estão em curso, além da semissubmersível Victoria, que possui contrato com a Petrobras até 2019 e sonda ancorada Atlantic Zephyr, que realiza serviços de abandono de poços para Dommo, no campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos.

A McDermott fatura da Petrobras contratos no Campo de Sépia, no pré-sal ! Acesse aqui e leia !


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships