A gigante do e-commerce Shein anunciou recentemente um investimento bilionário no Brasil, destinado a impulsionar a sua produção aqui no país.
A empresa pretende estabelecer parcerias com cerca de 2.000 fabricantes nacionais do setor têxtil, o que pode gerar mais de 100.000 novos empregos nos próximos três anos.
Segundo a Shein, o objetivo do investimento é fornecer tecnologia e treinamento aos fabricantes, para que possam atualizar seus modelos de produção e adotar um formato sob demanda da empresa. A promessa é de tornar o Brasil um polo mais moderno de produção têxtil e de exportação para a América Latina.
Marketplace nacional e compromissos firmados com o governo
Outra novidade anunciada pela Shein é o seu marketplace para produtos e vendedores no Brasil. A empresa espera, assim, atender melhor às demandas dos clientes por uma maior variedade de produtos e agilidade de entrega. O marketplace também será uma maneira de capacitar a comunidade de vendedores locais para alcançar a base de clientes da empresa por meio do site e do aplicativo da companhia.
- Elon Musk de novo! Com patrimônio de US$ 330,1 bilhões, bilionário lidera mais uma vez a lista dos mais ricos do mundo e impressiona com seu patrimônio gigantesco
- PPSA prevê R$ 500 bilhões em arrecadação e União pode chegar ao top 3 de maiores produtores de petróleo até 2030
- Raízen, gigante do agro brasileiro, vai colocar à venda pacote de usinas, em operação de cerca de R$ 1 bilhão
- Revelado o produto do agro brasileiro que vale 570 vezes mais do que a produção de ouro
A empresa também assinou um termo de compromisso com o governo federal, no qual se compromete a nacionalizar 85% das vendas no Brasil com produtos feitos no país em até quatro anos. O acordo também prevê a adesão da Shein ao plano de conformidade da Receita Federal.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, destacou em uma entrevista que a Shein pediu que a regra estabelecida valha para todos os fabricantes nacionais. Ele ainda afirmou que os chineses manifestaram a disposição de “normalizar as relações com o Ministério da Fazenda” e absorver os custos das conformidades para não repassá-las para o consumidor.
Impacto econômico e social
Com a chegada da Shein, espera-se que o Brasil tenha um importante impacto econômico e social. Além da criação de empregos, o acordo pode trazer mais investimentos e melhorias na produção têxtil nacional, aumentando a competitividade do setor.
Ainda de acordo com a empresa, a maioria das vendas realizadas no Brasil até o final de 2026 deverá corresponder a fabricantes e vendedores locais, o que demonstra a importância que a Shein está dando para o mercado brasileiro.
A entrada da Shein no mercado brasileiro representa uma oportunidade única para impulsionar a economia do país, gerando emprego e renda em uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Além disso, o investimento em parcerias com fabricantes nacionais pode ser uma excelente maneira de incentivar a inovação e modernização do setor têxtil brasileiro.
Com o marketplace nacional, a empresa espera atender melhor às demandas dos clientes e capacitar vendedores locais, estabelecendo uma relação de confiança mútua e um vínculo mais próximo com os consumidores brasileiros. A chegada da Shein no Brasil, portanto, deve ser vista como uma excelente notícia para quem espera um futuro mais próspero e inovador para o país.