Setor de tratamento de efluentes já sente retomada das obras do Comperj

COMPERJ AFLUENTE ESGOTO ITABORAÍ RJ
 

ETE ÁS Tratamento de Resíduos do Grupo Action Shop registra maior  volume de caminhões com resíduos provenientes do canteiro de obras

Rio – Desde o final de 2015,  os municípios do Leste Fluminense esperam a retomada das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.  A grave crise econômica do estado e a paralisação das obras levou a inúmeros prejuízos e toda sinalização do mercado sobre as atividades do complexo gera muita expectativa.  Enquanto as grandes contratações para canteiro de obras não acontecem pelo menos o setor de tratamento de efluentes industriais e sanitário já começa a sentir as mudanças do cenário.

Nesse início de 2019,  a Estação de Tratamento de Efluentes  ÁS Tratamento de Resíduos, do grupo Action Shop, localizada apenas 20 km da entrada principal do Comperj, registrou um volume maior na movimentação diária de caminhões transportando resíduos das obras do empreendimento. “Observamos uma retomada na procura pela estação para tratar resíduos industriais, água residuária e oleosa.   É uma sinalização importante para a região que o volume de negócios está aumentando. A tendência é retornar aos números de antes da paralisação das obras.” afirma Liliane Prohmann, diretora de comunicação do Grupo Action Shop.

A ETE ÁS Tratamento de Resíduos, localizada em Papucaia, Cachoeiras de Macacu, tem a sua história atrelada a do Comperj.  Fevereiro agora completou quatro anos de atividades, mostrando que é possível unir desenvolvimento e sustentabilidade.  O seu projeto é referência em inovação ao utilizar o sistema por lagoas de aeração alcançando uma eficiência de 95% no tratamento de até 700 metros cúbicos por dia de efluentes industriais e sanitários, volume que seria o suficiente para atender uma população de 12 mil pessoas.  O rígido controle da qualidade da água ainda permite a criação de peixes na lagoa de estabilização e utilização de água de reuso na irrigação de frutíferas orgânicas, projeto pioneiro no Brasil.

Qualidade e desenvolvimento que o Grupo Action Shop espera continuar levando para população do Leste Fluminense. “Estamos no Comperj desde 2008, acreditamos que o pior momento já tenha passado. Estamos preparados para tratar todos os efluentes líquidos industriais e os resíduos provenientes dos canteiros de obras. Investimos no Comperj e queremos gerar mais empregos na região.” conclui com otimismo Liliane Prohmann.

Grupo Action Shop

Há 18 anos no mercado, o Grupo Action Shop – formado pelas marcas ÁS Tratamento de Resíduos, Q-Ban banheiros irados e Purezas da Estação –  é referência no Estado do Rio de Janeiro entre as empresas prestadoras de serviços ambientais. Com sede no município de Duque de Caxias e com filial em Itaboraí, o grupo é especializado no gerenciamento de resíduos, coleta e transporte de efluentes industriais e resíduos sólidos, no tratamento de efluentes e serviço de locação, limpeza e higienização de banheiros químicos.  Seu portfólio é composto por clientes responsáveis pelas principais obras e eventos do estado do Rio de Janeiro.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.