A empresa dona do navio de cruzeiro de luxo pediu falência no começo do ano ao não achar um comprador para a embarcação avaliada em R$ 7,2 bilhões
Na Alemanha, um dos maiores navios de cruzeiro do mundo está parado em um estaleiro, porque os administradores de falências não conseguem achar um comprador para a embarcação de luxo avaliada em £ 1,2 bilhão (R$ 7,2 bilhões). O navio de cruzeiro, que tem 349 metros de comprimento, conta com 20 decks e possui um cinema de luxo a bordo e um parque aquático ao ar livre como uma das suas principais atrações, está inacabado e deverá ser desmontado antes mesmo de realizar sua primeira viagem.
Saiba o que está por trás do desmonte do navio de cruzeiro
De acordo com a revista especializada An Bord, o casco inferior do navio conhecido como Global Dream II, o segundo navio de classe global do estaleiro insolvente MV Werften na costa do Báltico da Alemanha, deve ser descartado a preço de sucata. O objetivo da empresa alemã MV Werften é conseguir vender partes da embarcação, maquinários e equipamentos. Até 9 mil passageiros podem ser transportados pelo Global Dream II.
A MV Werften, em janeiro de 2022, pediu falência ao mesmo tempo em que a construção do navio de cruzeiro Global Dream II estava quase acabando. O navio está estruturalmente sólido, mas os equipamentos e instalações de passageiros precisam de acabamento. A empresa procurou ser salva da sucata ao procurar um investidor que aceitasse pagar £ 900 milhões pelo navio, mas até o momento nenhum comprador para a embarcação foi encontrado.
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O navio de cruzeiro não foi preparado para receber recursos bélicos e armamentos e, por isso, tem de ser desmantelado e suas mais de 260 mil toneladas serão tiradas da marina e vendidas como sucata.
O Global Dream pode ser transportado da MV Werften para qualquer lugar do mundo por rebocadores oceânicos, já que as suas instalações foram vendidas para uma unidade naval da Alemanha. Caso nenhum comprador seja encontrado nas próximas semanas, um processo de licitação será iniciado, o que permitiria que corretores de navios com contatos em pátios de sucata marítima enviem suas ofertas.
A maior esperança de ser encontrado um comprador está no mercado chinês. Os especialistas da TradeWinds disseram que o Global Dream II não teria problemas em encontrar um comprador num forte mercado de navios de cruzeiros. Porém,com o curto prazo para retirar o navio do estaleiro – final de 2023 – reciclar o navio na Turquia será o último recurso.
Quais as características do Global Dream II?
O Global Dream II, que será desmantelado, tem capacidade de alocar 9 mil pessoas, tem 349 metros de comprimento, 46,4 metros de largura e 9,5 metros de calado – parte submersa do navio. Ele começou a ser construído em 10 de setembro de 2019, em Rostock, na Alemanha. Com a pandemia da Covid-19, as instalações foram fechadas temporariamente e a finalização do navio foi adiada. Após seis meses do pedido de falência da MV Werften, em junho de 2022, foi anunciado que o Global Dream II seria vendido como sucata. A sua construção foi uma parceria da empresa alemã MV Werften com Hong Kong.
O Daily Mail garantiu, na última quinta-feira (8), que o navio gêmeo do Global Dream II, o Global Dream, também está no mercado, mas não deve ser eliminado.
O administrador da MV Werften, Christoph Morgen, revelou, na última quinta-feira (8), que tanto o ‘Global Dream’ como o ‘Global Dream II’, que estão armazenados num estaleiro alemão em Wismar, devem ser removidos do local até o final de 2023, já que esse estaleiro foi vendido para uma unidade naval da Thyssenkrupp para a construção de navios militares.
A ThyssenKrupp Marine Systems decidiu comprar o estaleiro a fim de expandir as operações para a indústria de defesa da Alemanha, principalmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.