Seguro Desemprego agora pode ser solicitado pela internet

Seguro Desemprego agora pode ser solicitado pela internet

dezembro 20, 2018 Off Por Renato Oliveira

Medida é válida desde a última quarta-feira (19/12) e vai facilitar a vida do empregado

Um antigo desejo dos trabalhadores, se tornou realidade, o seguro-desemprego, desde a última quarta-feira (19/12) as 18 horas, já pode ser feito via internet. A medida vai ajudar, e muito, a vida do trabalhador, que gastava muito tempo nas agências do Ministério do Trabalho, mesmo tendo agendado o serviço anteriormente via o site do órgão Público.

Ao efetuar o pedido online, o trabalhador deverá preencher os seus dados pessoais e curriculares e passar por uma etapa de procura de vagas e outra etapa para verificar cursos de qualificação. A Solicitação deverá ser feita através do Portal Emprega Brasil, onde após ter todo o processo realizado, o empregado poderá requisitar a liberação do pagamento sem ter que comparecer á uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho.

Com a finalidade de salvaguardar a segurança das informações, os dados fornecidos pelos trabalhadores no site, serão comparados aos dados existentes na base de dados do governo, como por exemplo, aos da Receita Federal.

Conheça o que é preciso fazer para solicitar o seguro-desemprego:

  • Confirmar os dados do requerimento;
  • Atualizar informações pessoais;
  • Atualizar a formação acadêmica;
  • Indicar as experiências profissionais;
  • Indicar os objetivos profissionais;
  • Efetuar pesquisa de vagas de emprego;
  • Verificar a disponibilidade de cursos de qualificação;
  • Confirmar a solicitação do benefício.

O coordenador do programa de seguro desemprego do Ministério do Trabalho,  Márcio Borges, declarou que a medida vai evitar que os trabalhadores tenham que se deslocar por grandes distâncias para garantir o benefício, facilitando a vida de todos e desafogando as agências do Ministério do Trabalho por todo o país.

Cinquenta vagas divulgadas pela Prefeitura de Cubatão, na região Metropolitana da Baixada Santista.