Medida é válida desde a última quarta-feira (19/12) e vai facilitar a vida do empregado
Um antigo desejo dos trabalhadores, se tornou realidade, o seguro-desemprego, desde a última quarta-feira (19/12) as 18 horas, já pode ser feito via internet. A medida vai ajudar, e muito, a vida do trabalhador, que gastava muito tempo nas agências do Ministério do Trabalho, mesmo tendo agendado o serviço anteriormente via o site do órgão Público.
Ao efetuar o pedido online, o trabalhador deverá preencher os seus dados pessoais e curriculares e passar por uma etapa de procura de vagas e outra etapa para verificar cursos de qualificação. A Solicitação deverá ser feita através do Portal Emprega Brasil, onde após ter todo o processo realizado, o empregado poderá requisitar a liberação do pagamento sem ter que comparecer á uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho.
Com a finalidade de salvaguardar a segurança das informações, os dados fornecidos pelos trabalhadores no site, serão comparados aos dados existentes na base de dados do governo, como por exemplo, aos da Receita Federal.
Conheça o que é preciso fazer para solicitar o seguro-desemprego:
- Confirmar os dados do requerimento;
- Atualizar informações pessoais;
- Atualizar a formação acadêmica;
- Indicar as experiências profissionais;
- Indicar os objetivos profissionais;
- Efetuar pesquisa de vagas de emprego;
- Verificar a disponibilidade de cursos de qualificação;
- Confirmar a solicitação do benefício.
O coordenador do programa de seguro desemprego do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, declarou que a medida vai evitar que os trabalhadores tenham que se deslocar por grandes distâncias para garantir o benefício, facilitando a vida de todos e desafogando as agências do Ministério do Trabalho por todo o país.
Cinquenta vagas divulgadas pela Prefeitura de Cubatão, na região Metropolitana da Baixada Santista.