1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / SCPar Porto de Imbituba participa da Logistique 2023
Tempo de leitura 3 min de leitura

SCPar Porto de Imbituba participa da Logistique 2023

Escrito por JOAO HENRIQUE BAGGIO
Publicado em 19/07/2023 às 12:43
O porto catarinense vem obtendo excelentes resultados neste ano e inicia o segundo semestre com grandes obras de infraestrutura e o início da escala de um serviço internacional para cargas conteinerizadas.
SCPAR Porto de Imbituba/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Porto de Imbituba vai dividir um estande com o Porto de São Francisco do Sul, uma vez que os dois portos têm sua gestão delegada ao Estado de Santa Catarina

O Porto de Imbituba, administrado pela empresa pública SCPAR, será um dos expositores da edição deste ano da Logistique – Feira de Logística, Transporte Multimodal de Cargas, Comércio Internacional, Tecnologia e Intralogística. A SCPAR Porto de Imbituba exerce, desde 2012, o papel de Autoridade Portuária do porto, instalado no sul de Santa Catarina.

O porto catarinense vem obtendo excelentes resultados neste ano e inicia o segundo semestre com grandes obras de infraestrutura e o início da escala de um serviço internacional para cargas conteinerizadas. Essa nova opção para o escoamento da produção da indústria catarinense deve ser apresentada durante a realização da feira, considerada um dos maiores e mais importantes eventos setoriais do Brasil. O momento também será de exposição ao mercado sobre a situação do Porto e seus investimentos em pauta para ampliação de sua capacidade de atendimento operacional. 

Nova rota de contêineres

O serviço será operado pela Santos Brasil, concessionária do Terminal de Contêineres de Imbituba, que fechou contrato com o armador panamenho Corporación de Transportes Marinos (CTM), representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil. Com esta conexão, o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. O navio do armador panamenho terá escalas a cada três semanas em Imbituba. No entanto, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir um segundo navio da rota, o que tende a ocorrer ainda neste ano. A rota inclui os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina (República Dominicana) e Mariel (Cuba), que operam como hub-ports para a América Central e Caribe.

“Para nós é muito importante receber essa nova linha em Imbituba, que desde 2019 não tinha novas operações internacionais. Esse interesse por Santa Catarina reforça o nosso acerto em dar protagonismo ao setor de portos”, comemora o governador Jorginho Mello. Para  o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, trata-se de um passo de grande importância para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC.

Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, pontua que Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da Região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação. Já Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, diz que essa parceria com a Santos Brasil vai viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto. 

Investimentos em infraestrutura

No campo das melhorias que estão sendo planejadas e executadas pela Autoridade Portuária, a obra de recuperação e reforço do Cais 3 iniciou este ano e vai aumentar a capacidade do berço. Com previsão de entrega para 2025, o investimento de cerca de R$ 95 milhões permitirá a atracação de navios em torno de 270 metros de comprimento (LOA)e a maior automatização da operação no local, com possibilidade de instalação de shiploader. A SCPAR também iniciará em breve a ampliação do Cais 1, com a instalação de um dolphin na ponta do cais, permitindo a atracação simultânea de três navios em dois cais (Cais 1 e 2).

Leonardo Rinaldi, diretor da Logistique, destaca a importância da presença da SCPAR Porto de Imbituba no evento. “Os portos administrados pelo Estado expõem na Logistique desde 2018 e isso muito nos orgulha. Nossa feira é uma importante vitrine da logística e transporte multimodal de cargas e a participação desses portos é crucial para que nossos visitantes prospectem bons negócios”, diz.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
JOAO HENRIQUE BAGGIO

JOÃO HENRIQUE BAGGIO, jornalista com mais de 30 anos de profissão, com especialização em jornalismo econômico e amplo conhecimento nas áreas portuária, logística e de transporte multimodal de cargas.

Compartilhar em aplicativos