Robô com novas habilidades causou medo esta semana no mundo

robô Atlas tecnologia
 

Com incríveis novas habilidades de superação de obstáculos e movimentos que são difíceis de executar até mesmo para humanos, o robô Atlas  levantou a questão de uma possível “revolução das maquinas” em um futuro próximo

As pessoas que temem que inevitável revolta do robôs pode acontecer à qualquer momento, mas elas poderão ter algum conforto no fato de que, embora os próprios robôs possam ser fortes, incansáveis ​​e impermeáveis ​​à dor, eles ainda são muito desajeitados. Eles têm dificuldade em detectar obstáculos e só recentemente dominaram a arte de subir escadas. Ou, pelo menos, poderíamos ter algum pequeno conforto nisso até ontem(10).

É claro que estamos nos referindo às filmagens recentemente divulgadas do Atlas, a invenção da empresa de robótica secreta Boston Dynamics, que mostra o Atlas habilmente delimitando os obstáculos em uma forma de parkour (parkour!). Se você estava esperando que a elevação ou uma subida complicada fosse o suficiente para protegê-lo da ira de Atlas, pense novamente.

As pessoas foram rápidas em apontar o Exterminador do Futuro como implicações da tecnologia, inclusive em um tweet particularmente representativo do apresentador do podcast e popular usuário do Twitter, Patrick Monahan.

Atlas é um dos robôs humanoides mais sofisticados do mundo, projetado para ser capaz de navegar por situações e paisagens projetadas para acomodar humanos. Ele pode se virar e se levantar quando cair, e levar até 11 quilos, de acordo com o site da Boston Dynamics.

Quando o Atlas apareceu na internet pela última vez, ele não era tão ágil como ele é agora, mas ainda era bem impressionante. No vídeo que se tornou viral durante novembro do ano passado, Atlas realizou um back-flip seguido por uma investida similarmente intimidadora.

Embora o Atlas ainda não tenha muitas aplicações no mundo real até o momento, a Boston Dynamics está trabalhando arduamente para encontrar aplicativos industriais para sua visão, robôs imponentes, robôs incrivelmente ágeis, especialmente na construção. Na quinta-feira, a empresa também lançou algumas novas imagens do SpotMini, um robô parecido com um filhote que está sendo treinado para navegar em canteiros de obras.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.