Recuperação no setor de petróleo repercuti positivamente na economia nacional e do Rio de Janeiro

Plataforma

Em meio a tantos problemas no país, es que um folego para acreditar que a crise na área do petróleo está caminhando para o fim.

O crescimento do preço do barril do petróleo, que acaba de atingir o mais alto valor dos últimos quatro anos está conduzindo a retomada do setor petrolífero no Brasil e no Rio de Janeiro. Em 2014 abalado tanto pela queda do valor do petróleo quanto pelas implicações da Operação Lava Jato, o segmento de óleo e gás começou a mostrar sinais de recuperação em 2018. O setor de petróleo é responsável por 36% do total produzido pela indústria do Rio de Janeiro segundo a 4E Consultoria. Isso significa que essa retomada contribui vigorosamente para a melhora da economia no estado.

No período de janeiro a agosto deste ano, o recolhimento total do país em participações especiais e royalties cresceu em 62% em relação a um período idêntico em 2017, alcançando assim o valor de R$34,756 bilhões, de acordo com a ANP (Agencia Nacional do Petróleo). Ainda de acordo com a agencia, o estado do Rio de Janeiro é um dos mais afetados pela crise econômica nacional, fora os problemas internos que ele enfrenta, é o que mais se beneficia do valor de R$1,52 bilhão recebido até julho.

Na edição Rio Oil e Gás o maior evento do setor do setor na América Latina deste ano (2018) que terminou ontem (quinta-feira 27/09) no Rio Centro, reuniu os principais operados do mundo e toda a cadeia produtiva. E foi neste contexto que a sexta maior empresa de auditoria Independente e Consultoria do mundo ofereceu um “Networking & Cocktail”, em parceria com o SEBRAE RJ, para pouco mais de 200 convidados, estando entre eles representantes das Câmaras Internacionais de Comércio – similar as do Reino Unido e EUA e presidentes e altos executivos das maiores e mais influentes companhias de petróleo e gás do mundo.

Com essa retomada do setor de petróleo e gás tem um grande potencial para impulsionar a economia de todos os estados e do país que se encontra em um reajuste para sair da crise, impactando até na melhoria dos serviços solícitos pelo setor público. Ainda para este ano de 2018 a perspectiva do Ministério de Minas e Energia é que a produção petrolífera do país alcance a marca inédita de 1 bilhão de barris, ou seja 4% a mais que o ano 2017.

Vagas de emprego na empresa Halliburton no Rio de Janeiro.

Sobre Sheila Soares

Formada em Técnico de Logística, com experiência em operações logísticas, técnica de materiais e com amplo conhecimento no mercado petrolífero, industrial e engenharia.