Queda histórica nos preços globais do barril do petróleo devido a guerra comercial entre Russia e Arábia Saudita


Petróleo Russia Arabia Saudita Preços

A demanda por petróleo já vinha reduzindo em função do baixo crescimento econômico global, o que foi piorado por causa do Coronavírus. Na sexta-feira, o Brent já era negociado a US$ 45 (estava a US$ 65 dois meses atrás). Se os árabes inundarem o mercado com mais petróleo, os preços irão derreter.

A Rússia acabou de desencadear o que pode acabar entre as guerras mais feias do preço do petróleo na história recente. E a Arábia Saudita está revidando. À medida que as duas superpotências de petróleo se enfrentam, as empresas petrolíferas americanas podem acabar sendo as maiores vítimas.

Leia também

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no domingo que os preços atuais do petróleo são sustentáveis ​​para a economia russa. Acrescentando que a Rússia tinha as ferramentas para reagir a qualquer resultado adverso da disseminação do coronavírus no clima financeiro global.

“Quero enfatizar que, para o orçamento russo, para nossa economia, o atual nível de preços do petróleo é aceitável”, explicou Putin em uma reunião com autoridades russas de energia.

Agora, alguns analistas de petróleo estão prevendo preços de barril baixos, cerca de US $ 20 no ano. Alguns especialistas sugeriram que a medida da Rússia visa combater os produtores de xisto dos EUA e revidar contra os EUA por terem como alvo o gasoduto Nord Stream 2 que liga a Rússia e a Alemanha.

A Arábia Saudita revidou no domingo de manhã usando sua principal arma, suas gigantescas reservas de petróleo. Seus planos mais recentes não apenas reduzirão seu preço não refinado para os consumidores chineses em até US $ 6 ou US $ 7 por barril, mas também aumentarão sua produção diária não refinada em até 2 milhões de barris por dia em um mercado internacional cada vez mais super abastecido.

A ação chocante dos sauditas é tanto uma participação de mercado quanto um sinal alto para Moscou de que há um adversário comercial altura.

Segundos após a abertura do mercado na noite de domingo, os preços do petróleo caíram até 30%, levando o petróleo ao seu nível mais baixo em quatro anos. O Brent caiu de US $ 45 por barril para US $ 36,44 no momento em que este artigo foi escrito, enquanto o WTI caiu de US $ 40,45 para US $ 32,97, em uma das piores piores quedas da história recente.

Fontes: Oil Prices e Marcelo Gauto.

Faça o Curso de Inglês Autodidata

A economia brasileira está mais próximo do que nunca de empresas globais. A necessidade de funcionários  que tenham no minimo inglês intermediário cresce mas os empregadores têm dificuldades de encontrar candidatos que têm noções do idioma. O curso A Jornada do Inglês Autodidata vem sanando este problema de muitos alunos, com um método fácil e inovador. Assistam aqui os depoimentos reais de estudantes que adquiram o curso e depois façam suas matrículas também.


Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.