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Quanto custa a retífica de um motor TSI EA888 de Jetta: Defeito crônico é culpa da Volkswagen?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 11/10/2024 às 20:06
Quanto custa a retífica de um motor TSI EA888 de Jetta: Defeito crônico é culpa da Volkswagen?
problema crônico dos Motores EA888, os motores 2.0 TSI de Jetta, Golf, etc (Imagem: Representação)

Especialistas alertam para um problema recorrente e custos altos na manutenção do motor TSI EA888 de Jetta. Estaríamos diante de uma falha de projeto da Volkswagen?

Você sabia que a retífica de um motor TSI EA888 Jetta pode custar até R$ 40 mil? Isso mesmo, o valor é tão alto que muitos donos de Jetta se perguntam se estão sendo punidos por confiar na marca. O defeito mais comum envolve perda de pressão de óleo, algo que, segundo especialistas da Retífica Projeto, poderia ser evitado com um projeto mais robusto. Será que a Volkswagen está ignorando o problema?

Retífica do motor TSI EA888 de Jetta: quando o barato sai caro

Os donos de Volkswagen Jetta com motor TSI EA888 frequentemente relatam problemas relacionados à pressão de óleo, especialmente em veículos com mais quilometragem. Segundo a Retífica Projeto, o defeito crônico mais comum aparece quando a luz de óleo começa a piscar em marcha lenta. Esse sinal pode indicar que o motor está sofrendo de perda de pressão, o que, se não tratado rapidamente, pode causar danos severos e exigir uma retífica completa.

E quando falamos de retífica completa, estamos entrando em um cenário de custos astronômicos. O processo envolve a substituição de peças como bronzinas, bomba de óleo, kit de corrente, comandos de válvulas e até eixos balanceadores. Dependendo do nível de desgaste, o custo total pode ultrapassar R$ 30 mil, atingindo R$ 40 mil, se o cabeçote e outros componentes principais estiverem comprometidos.

O que dizem os especialistas?

De acordo com os especialistas da Retífica Projeto, muitos dos motores TSI EA888 de Volkswagen Jetta que chegam para manutenção apresentam problemas graves logo após a revisão. Isso ocorre, em grande parte, devido à má qualidade das peças de reposição ou até mesmo à falta de ajustes precisos durante a montagem.

“O defeito de pressão de óleo é complicado porque, mesmo após substituição de peças e conserto, o problema pode voltar”, afirma um dos mecânicos da retífica. “Já recebemos casos em que o motor foi retificado três ou quatro vezes, e o dono ainda sofre com o mesmo defeito.”

O problema parece estar concentrado na falta de precisão nas medidas de alguns componentes novos, que, mesmo comprados diretamente de concessionárias da Volkswagen, apresentam pequenas variações de fábrica. Essas pequenas diferenças causam folgas no motor, o que compromete o desempenho e aumenta o risco de nova falha.

A Volkswagen tem culpa?

Apesar dos constantes relatos de problemas com o motor TSI EA888 Jetta, a Volkswagen não emitiu um recall oficial para resolver a questão. Isso deixou muitos proprietários na mão, sem suporte da montadora. Os mecânicos especializados sugerem que, se o defeito fosse abordado com mais transparência pela marca, os donos de Jetta poderiam evitar gastos exorbitantes com retífica.

A falta de suporte da Volkswagen em reconhecer esse defeito como um problema de fabricação é, no mínimo, preocupante. Será que estamos diante de um defeito crônico que poderia ser evitado desde a linha de produção?

Retífica é sempre a solução?

A verdade é que a retífica do motor TSI EA888 Jetta pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mesmo com o investimento elevado, não há garantias de que o problema será completamente solucionado. A Retífica Projeto destaca que muitos clientes precisam retornar à oficina para novos reparos, mesmo após gastar valores elevados com a retífica inicial.

Isso ocorre porque o defeito de pressão de óleo afeta diversos componentes do motor. A troca de peças pode não ser suficiente, e o problema pode voltar a se manifestar caso o motor não seja montado com extrema precisão.

Vale a pena manter o Jetta com motor TSI EA888?

Para muitos, o Volkswagen Jetta com motor TSI EA888 é um veículo confiável e de alto desempenho. No entanto, os custos de manutenção, especialmente quando falamos de retífica, podem fazer com que o carro perca seu apelo, principalmente entre aqueles que procuram um veículo com baixo custo de manutenção.

Se você possui um Jetta com esse motor, o conselho dos especialistas é claro: fique atento a qualquer sinal de falha de pressão de óleo e busque um mecânico especializado para realizar o serviço. A retífica pode ser necessária, mas esteja preparado para gastar.

Você já passou por problemas com o motor do seu Jetta? Acredita que a Volkswagen deveria tomar providências sobre esse defeito crônico? Deixe sua opinião nos comentários!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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