Projetos de exploração de petróleo e gás são autorizados pela ANP em 12 cidades do Amazonas


Projetos de exploração de petróleo e gás são autorizados pela ANP em 12 cidades do Amazonas

A ANP dá o aval para projetos de exploração de petróleo e gás em áreas potenciais que envolvem diversos municípios do Amazonas

Devido à polêmica envolvendo o interesse por parte do Governo Jair Bolsonaro em explorar petróleo, gás e recursos minerais em terras indígenas, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) havia retirado 16 áreas da Bacia do Amazonas da lista de blocos que seriam leiloados com potencial exploratório sob a justificativa de que estariam em território indígena. No entanto, após análises mais detalhadas, esses blocos foram novamente inseridos na Oferta Permanente.

Leia também

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, os potenciais blocos de petróleo e gás contemplam as cidades de Autazes, Beruri, Borba, Careiro, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Nhamundá e Parintins, todas localizadas no estado do Amazonas.

Em encontro realizado na tribuna da Assembleia Legislativa, no último dia 12 de fevereiro, o presidente da Aleam apresentou um relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai) comprovando que as áreas para exploração de petróleo e gás não estariam localizadas em terras indígenas.

Desse modo, com a autorização da ANP, esses blocos da Bacia do Amazonas poderão ser explorados de forma sustentável e, segundo Josué, deverão atrair investimentos estimados em bilhões de reais para o estado nos próximos 20 anos.

PGS retorna ao Brasil e inicia sísmica de petróleo 3D na Bacia de Campos

A empresa de petróleo PGS (Petroleum Geo-Services) está de volta ao Brasil em 2020 para adquirir a primeira pesquisa sísmica 3D GeoStreamer X MultiClient. O projeto “Deepwater GeoStreamer X” fornecerá dados sísmicos de alta qualidade, com deslocamento longo e multi-azimute sobre a porção de águas profundas do norte da Bacia de Campos, incluindo Roncador, Albacore e Marlim. Saiba maiores detalhes aqui.

Método Emprego em 7 dias

Um método incrível e comprovado que ensina a conseguir emprego rápido em praticamente uma semana. Edson Beux ensina o caminho que vai desde de a montagem do currículo, até o aperto de mão no ato da contratação. Se você é um profissional experiente e busca recolocação no mercado ou sem você nunca trabalhou e está em busca do seu primeiro emprego, o Método Empregos em 7 dias resolverá o problema de ambos. Clique aqui e assista o vídeo introdutório, além de depoimentos reais de pessoas que tiveram sucesso.

Kelly Angelim

Sobre Kelly Angelim

Engenheira de Petróleo, especialista em Eficiência Energética e mestre em Engenharia Civil. Experiente na indústria petrolífera onshore; Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos