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Projeto Trilha Verde da Neoenergia promete levar mais 18 carros elétricos da Renault para Fernando de Noronha

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/03/2022 às 13:32
Renault - Neoenergia - carros elétricos - |Trilha Verde - Fernando de Noronha
Projeto Trilha verde – Imagem: Neoenergia

Fernando de Noronha tem o desafio de contar apenas com carros elétricos até 2030 e, para isso, a Renault está disponibilizando 18 carros elétricos para a ilha graças ao Projeto Trilha Verde da Neoenergia

Fernando de Noronha conta com a missão de combater a poluição, eliminando cerca de mil carros à combustão que estão circulando no paraíso natural até 2030. A meta, que está prevista na Lei do Carbono Zero, começará a ser aplicada agora com o envio de 18 carros elétricos da Renault, da Nissan e de outras montadoras para o distrito, onde a Neoenergia estudará qual será o melhor uso para os carros elétricos no dia a dia do local. Nesta segunda-feira (21), a Neoenergia lançou oficialmente o Trilha Verde, projeto que irá a​mpliar a mobilidade elétrica, com a inserção de 18 veículos elétricos no Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco.

Projeto de carros elétricos da Neoenergia receberá investimentos de R$ 20 milhões  

Ao total, a Renault disponibilizará 10 carros elétricos, 4 buggies, dois veículos da Nissan e outros dois exclusivos para a empresa Neoenergia. A estimativa é de que seis desses veículos sejam enviados até o próximo mês. O programa de pesquisa e desenvolvimento da empresa está investindo R$ 20 milhões para disponibilizar carros elétricos para os empreendedores locais e para uso operacional da empresa e do poder público.

O projeto recebeu o nome de trilha verde e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com apoio e parceria do governo de Pernambuco, WEG, Renault, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), CPqD, IATI, Incharge e eiON. Além dos carros elétricos em Fernando de Noronha, também está prevista a instalação de mais duas usinas de energia solar.

Uma dessas unidades contará com um sistema de armazenamento para uso noturno, para que a demanda da frota seja suprida. Também serão instalados 12 novos ecopostos em pontos estratégicos da Ilha, disponibilizados para todos os carros elétricos presentes em Fernando de Noronha.

Carros poluentes não poderão entrar em Fernando de Noronha a partir de 2023

Até o final do próximo ano, quando já será proibida a entrada de novos veículos à combustão na ilha, os carros elétricos e os recursos energéticos utilizados em projetos serão analisados. As informações coletadas passarão então por avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, logo após, será realizado um mapa orientativo para futuras ações voltadas à mobilidade elétrica na ilha.

De acordo com Saulo Cabral, presidente da Neoenergia Pernambuco, o projeto trilha Verde vai muito além de simplesmente ampliar os uso de carros elétricos da Renault e da Nissan, os sistemas de geração de energia limpa e os ecopostos. O programa tem como objetivo avaliar a viabilidade de modelos de negócio em relação aos aspectos ambientais, econômicos e técnicos em Fernando de Noronha.

A estimativa é que o projeto de P&D impulsione a sustentabilidade no ecossistema preservado da ilha e contribua de forma direta com o processo de redução das emissões de gases poluentes nos mais variados setores econômicos do arquipélago.

Data estabelecida na lei poderá ser prorrogada em 5 anos  

De acordo com a lei que impedirá o acesso de veículos à combustão na ilha, os prazos podem ser prorrogados em até 5 anos caso não haja desenvolvimento tecnológico suficiente para garantir a distribuição de energia renovável no distrito estadual de Fernando de Noronha dentro do prazo estabelecido.

O texto não afirma se haverá alguma forma de auxílio para que os locais comprem os carros elétricos da Renault e da Nissan, que possuem um preço na média de R$ 160 mil. Fernando de Noronha possui um total de 26 km quadrados, e apenas a parte principal da ilha já conta com 17 km quadrados.

A projeção é de que haja cerca de 1.000 automóveis circulando por ela, desde caminhões e ônibus até carros. Vale ressaltar que, quando questionado sobre o assunto, o governo de Pernambuco não afirmou se contribuirá na viabilização da medida.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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