A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) tem destacado o potencial do Rio Grande do Norte (RN) como um importante mercado de produção de óleo e gás, especialmente na região de Mossoró.
De acordo com a diretora da Onip, Karine Fragoso, o RN é uma grande oportunidade para atrair investimentos, dinamizar a economia do estado, melhorar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e trazer desenvolvimento social e econômico.
No atual cenário de transição energética, a produção de óleo e gás tem desempenhado um papel fundamental no processo de descarbonização. Segundo Karine Fragoso, os municípios da região de Mossoró são protagonistas na retomada do onshore do Brasil, que se configura como uma nova oportunidade no mercado de petróleo e gás brasileiro.
Retomada da produção onshore no Brasil
Após figurar como o maior produtor de petróleo onshore do país, o RN tem uma atuação histórica em produção terrestre de óleo e gás. Com a retomada da produção onshore, o papel da região de Mossoró se tornou central, não apenas na produção, mas também na articulação para a atração de novos investidores e operadoras independentes.
- Conheça o plano ambicioso da Petrobras que pode gerar 25 MIL empregos e investimentos de mais de R$ 130 BILHÕES
- “Se isso acontecer, a gasolina vai custar R$ 40 reais”, alerta Sergio Sacani sobre a produção de petróleo
- Gás natural argentino: Um risco para o hidrogênio no Brasil em meio à escassez e ao futuro do mercado de gás natural?
- Petrobras anuncia MEGA projeto de FPSOs em Sergipe: Descubra como a MAIOR empresa de petróleo do país irá atender à crescente demanda global de energia
Dessa forma, a produção de óleo e gás no RN contribui para dinamizar as atividades em Mossoró e no entorno, melhorando o PIB per capita do estado e atraindo empresas que irão apoiar as necessidades de habitação, alimentação, saúde, educação, entre outras áreas.
Exploração offshore no RN
Além da produção onshore de óleo e gás, o estado do RN também possui ativos offshore, com destaque para a bacia potiguar. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a bacia potiguar tem reservas de petróleo de 297 milhões de barris e gás natural de 4,2 trilhões de pés cúbicos.
Assim, a exploração offshore é uma importante fonte de produção de óleo e gás no RN, complementando a produção terrestre e impulsionando a economia do estado.
Oportunidades de investimento no RN
Com o potencial de produção de óleo e gás no RN, o estado se configura como um mercado atrativo para investimentos, tanto para grandes operadoras como para empresas que irão prestar serviços para o setor de petróleo e gás.
Segundo a Onip, a produção de petróleo e gás no RN é uma grande oportunidade para dinamizar a economia do estado, melhorar a renda e a qualidade de vida da população, além de atrair empresas que irão gerar empregos e desenvolvimento econômico.
Diante do cenário de transição energética, a produção de óleo e gás tem desempenhado um papel importante no processo de descarbonização. Nesse sentido, o RN se configura como um mercado estratégico para a produção de petróleo e gás, tanto no onshore quanto no offshore. Com isso, novas oportunidades de investimentos surgem na região, trazendo desenvolvimento social e econômico para o estado.