Menu
Início Porto e Estaleiro de Maricá podem ter licença revogada

Porto e Estaleiro de Maricá podem ter licença revogada

28 de março de 2019 às 01:00
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Licença ambiental do porto de Maricá
Porto de maricá

MPRJ e MPF pedem revogação da licença do Porto de Jaconé, em Maricá, assim estariam impedidos o Terminal Portuário de Granéis Líquido e Estaleiro Ponta Negra

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) protocolou na segunda-feira (25/03), um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e a Procuradoria Regional da República 2ª Região (MPF) para revogação da Licença Prévia expedida para o empreendimento do Porto de Jaconé, em Maricá, onde funcionariam o Terminal Portuário de Granéis Líquido e Estaleiro Ponta Negra (TPN), na praia de mesmo nome.

O imbróglio

O pedido de licença de instalação para o TPN estava em análise pelo INEA, o que existia era uma licença prévia, pois o MPRJ havia apontado falhas no licenciamento.

Segundo o MPRJ, o INEA não poderia ter postergado diversos estudos de acordo com as normas ambientais, para depois da licença prévia.
Licença prévia esta que foi duramente criticada, pois a localização é inadequada para o projeto de empreendimento tal como foi proposto, assim como seu planejamento urbano, ambiental, cultural e social.

Muitas outras infrações no licenciamento foram encontradas pelo MPRJ, estando todas elas em desacordo com os artigos 5º e 6º da Resolução CONAMA nº 01/86, do artigo 8º da Resolução CONAMA nº 237/97, bem como fere os artigos 1º e 2º da Lei Estadual nº 3.111/98 e também os artigos 5º e 2º da Lei Municipal nº 2466/2013.

o Inquérito Civil MPRJ nº 2012.01339146, que deu início à medida ministerial, realizou diversas análises técnicas críticas ao referido licenciamento ambiental, através do GATE/MPRJ, e propôs uma Ação de Improbidade Administrativa, duas Representações por Inconstitucionalidade, uma Ação Penal e uma Ação Civil Pública de Proteção do Patrimônio Cultural Natural, sendo esta última existente desde 2015.

Ocyan faz parceria com empresa canadense e trará inovações tecnológicas no ramo de manutenção offshore brasileiro ! Clique aqui e saiba mais !

O Porto de Macaé x Porto de Maricá

O projeto do TEPOR ( Terminal Portuário de Macaé) também sofreu impedimentos de um órgão ambiental de São Paulo  e que foi acatado na vara civil à alguns meses atrás, mesmo com todas as licenças ambientais expedidas.

Indiretamente, os portos de Macaé e Maricá estão em uma disputa silenciosa para faturarem contratos logísticos no ramo de petróleo e do pré-sal, em tese, o primeiro à construir seu porto, possuirá às melhores fatias e receitas proveniente destas atividades na Bacia de Santos e Campos.

Entenda mais sobre o imbróglio do Porto de Macaéa aqui.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar