Porto de Suape no PE bate recorde histórico em 2019 e alcança a maior marca em 41 anos de funcionamento

Porto de Suape no PE bate recorde histórico em 2019 e alcança a maior marca em 41 anos de funcionamento

Com 23,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2019, o Porto de Suape (PE) bateu novo recorde histórico em 41 anos de existência

O Porto de Suape bateu marca histórica em 2019, movimentando cerca de 23,8 milhões de toneladas de cargas, volume correspondente a 2% a mais que 2018. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23), em coletiva de imprensa promovida pelo Governo de Pernambuco, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e pelo presidente de Suape, Leonardo Cerquinho. Vagas de emprego para trabalhar no Porto de Santos anunciadas pela Lachmann neste dia, 21 de janeiro.

Você também pode conferir

O levantamento considerou que o novo recorde é referente ao crescimento da diversificação de cargas movimentadas no Porto de Suape.

Anteriormente, o maior número de movimentações tinha sido em 2017, com 23,6 milhões de toneladas. Em 2018, o montante foi equivalente a 23,4 milhões de toneladas, já em 2019 atingiu a marca de 23,8 milhões de toneladas.

Segundo informações, o maior percentual de aumento entre todos os tipos de mercadorias foi na carga geral solta (açúcar em saco, bobinas de aço, veículos, entre outros). Esta categoria encerrou o ano passado com 386,5 mil toneladas, o que corresponde a um aumento de 54,8% em relação a 2018.

O principal motivo desse incremento, segundo o Governo, se deve às exportações em Suape de açúcar para países da África e para a Turquia, bem como ao embarque de peças de aço para países como Colômbia, Peru, Jamaica e Canadá.

A movimentação de granéis líquidos (combustíveis, GLP, óleos minerais, entre outros), que representa 74% de toda a movimentação no Porto de Suape, teve um aumento discreto de 17,624 para 17,634 milhões de toneladas, mantendo a categoria estável.

Sobre o Porto de Suape

O Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos melhores ambientes de negócios do país e um dos principais portos públicos brasileiros. Localizado no município de Ipojuca, em Pernambuco, está situado a 40 quilômetros da capital Recife.

Suape conta com mais de 100 empresas instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil hectares.

Um passo simples para se trabalhar embarcado mas poucos conhecem...

Um dos mercados mais almejados para profissionais que desejam trabalhar no mar é o offshore, principalmente em navios de cruzeiro, embarcações de apoio e marcantes. As escalas de trabalho são diferenciadas, podendo-se trabalhar apenas 6 meses e folgando mais 6. Assista o vídeo revelador que têm ajudado muitas pessoas no Brasil a ingressar neste mercado aqui.
Kelly Angelim

Sobre Kelly Angelim

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore.