Parceria do Porto de Suape e Porto digital irá selecionar startups para desenvolvimento de soluções de tecnologia e inovação portuária
Seguindo o processo de transformação digital iniciado no ano passado, o Porto Suape contratou o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para a implementação do programa em que startups e empresas do parque tecnológico deverão buscar soluções inovadoras para otimização do tempo e recursos nas operações de gestão portuária.
Veja também outras notícias
- Porto de Itaguaí tem canal de interligação reativado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro
- Porto do Rio Grande apresenta melhor resultado de movimentação de cargas para o mês de abril desde 2015
- Abertas as inscrições para o Programa Petrobras para Inovação (Módulo Startups) neste dia 11 de maio
O Porto Digital irá atuar como um elo entre Suape e as startups e a metodologia do programa será estruturada em quatro fases, as quais serão implementadas no período de 10 meses.
Para trabalhar com os desafios nas esferas de sistema portuário, digitalização, sensoriamento, transparência e inteligência do Porto de Suape, até 10 startups poderão ser contratadas, através de encomendas tecnológicas ou por outros modelos de contratação.
Com a participação de Suape, a perpectiva é que as soluções de inovação sejam construídas, testadas e consolidadas e, em seguida, poderem ser contratadas por outros agentes da atividade portuária do Brasil, como empresas de navegação e operadores portuários.
“Esse trabalho em conjunto segue a metodologia de inovação aberta desenvolvida pelo Open Innovation Lab e com eficácia comprovada por instituições como o Ministério Público de Pernambuco e a Unilever. O Porto de Suape é um grande parceiro para o nosso ecossistema de inovação e esperamos grandes resultados”, ressaltou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena
“O distanciamento social também não será obstáculo para realização de entrevistas, discussões e estruturação desses desafios e soluções, que serão feitos remotamente, enquanto preciso. A realidade atual, na qual o funcionamento dos portos se mostra tão essencial para o abastecimento da população, só reforça a necessidade de darmos seguimento a esse processo de transformação digital e consolidação de Suape não apenas como um dos principais hubs logísticos do país, mas também um dos mais inovadores”, comentou o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho.
⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.