Porto de Santos consegue liberação de berços para navios de fertilizantes

novos berços liberados
 

Liberação em caráter excepcional foi necessária para por fim aos prejuízos das companhias de navegação

Chegou ao fim o impasse, no porto de Santos, entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). A Codesp conseguiu a liberação de berços de atracação para navios que transportam fertilizantes no Porto de Santos, conforme reivindicação do Sindamar, que alegava prejuízos da ordem de mais de R$ 140 Milhões devido a atrasos nas operações destes tipos de navio.

A liberação é em caráter excepcional e ocorreu após a reunião de terça feira (27/11), quando o Sindamar solicitou a liberação de mais berços de atracação visando o fim da fila de espera e para que as companhias de navegação voltasse a incluir o Porto de Santos em sua escalas. Sendo assim nesta quinta-feira (29) a Docas editou a Resolução nº 211, que permite a utilização dos berços públicos do Cais de Outeirinhos e dos armazéns 29 a 33 e 37, além dos berços dos armazéns 12A ao 15. Será necessário, entretanto, cumprir as normas de prioridade de atracação.

Recomendações da CODESP

Como algumas operações de movimentação e armazenagem de celulose são executadas nas proximidades dos berços liberados, a Codesp destacou a necessidade de cumprimento de exigências ambientais, como a utilização de equipamentos que impeçam a suspensão de partículas na descarga de caminhões.

Outra regra obrigatória da Codesp é a remoção automática de equipamentos especiais após as operações e que também determina o controle de pesagem de mercadorias em áreas alfandegadas, entre outros itens, como a descarga mínima de 3,5 mil toneladas por dia.

A Companhia de navegação Hurtigruten vai usar resíduos do setor pesqueiro combinados a outros resíduos orgânicos para impulsionar seus navios de cruzeiro e tentar melhorar a imagem das companhias de cruzeiro, que são uma das mais poluentes do mundo. Clique aqui e leia a matéria completa.

Renato Oliveira

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships