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Porto de Santos consegue liberação de berços para navios de fertilizantes

Renato Oliveira
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01-12-2018 06:27:40
em Sem categoria
novos berços liberados fim do impasse entre codesp e sindamar

Liberação em caráter excepcional foi necessária para por fim aos prejuízos das companhias de navegação

Chegou ao fim o impasse, no porto de Santos, entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). A Codesp conseguiu a liberação de berços de atracação para navios que transportam fertilizantes no Porto de Santos, conforme reivindicação do Sindamar, que alegava prejuízos da ordem de mais de R$ 140 Milhões devido a atrasos nas operações destes tipos de navio.

A liberação é em caráter excepcional e ocorreu após a reunião de terça feira (27/11), quando o Sindamar solicitou a liberação de mais berços de atracação visando o fim da fila de espera e para que as companhias de navegação voltasse a incluir o Porto de Santos em sua escalas. Sendo assim nesta quinta-feira (29) a Docas editou a Resolução nº 211, que permite a utilização dos berços públicos do Cais de Outeirinhos e dos armazéns 29 a 33 e 37, além dos berços dos armazéns 12A ao 15. Será necessário, entretanto, cumprir as normas de prioridade de atracação.

Recomendações da CODESP

Como algumas operações de movimentação e armazenagem de celulose são executadas nas proximidades dos berços liberados, a Codesp destacou a necessidade de cumprimento de exigências ambientais, como a utilização de equipamentos que impeçam a suspensão de partículas na descarga de caminhões.

Outra regra obrigatória da Codesp é a remoção automática de equipamentos especiais após as operações e que também determina o controle de pesagem de mercadorias em áreas alfandegadas, entre outros itens, como a descarga mínima de 3,5 mil toneladas por dia.

A Companhia de navegação Hurtigruten vai usar resíduos do setor pesqueiro combinados a outros resíduos orgânicos para impulsionar seus navios de cruzeiro e tentar melhorar a imagem das companhias de cruzeiro, que são uma das mais poluentes do mundo. Clique aqui e leia a matéria completa.

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Renato Oliveira
Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.
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