Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira (8), o Porto de Navegantes faz um balanço sobre a participação da mulher como força de trabalho no setor portuário, o que simboliza as inúmeras lutas e conquistas das mulheres, incluindo mais espaço e igualdade profissional.
Na indústria portuária, o número de mulheres interessadas nessa carreira vem crescendo nos últimos anos. Nesse sentido, com o objetivo de proporcionar mais oportunidades nessa área e fortalecer a igualdade de gênero, a Portonave (Porto de Navegantes) desenvolve programas para mulheres da região.
O setor portuário tem oportunidades nos setores administrativo e operacional. O programa Porto para Elas pretende formar 40 alunos em seu curso introdutório de logística portuária e manutenção portuária em 2022, mas pretende abrir mais vagas para candidatos em lista de espera.
A Terminal também fez parceria com a Engie para apoiar a Women in the Neighborhood Initiative, que incentiva negócios administrados por mulheres. Internamente, promove a igualdade de gênero por meio de programas de diversidade e inclusão, apoio à fertilidade e autodefesa da mulher, que se alinha ao ODS 5 – Igualdade de Gênero e ao ODS 16 – Paz, Justiça e Efetividade das instituições estão diretamente relacionados.
- CUIDADO, mais de 2 mil km de rodovias serão privatizadas com pedágio eletrônico free flow e quem não pagar pode acumular uns ‘pontinhos’ na carteira!
- O primeiro navio do mundo que ‘prende o carbono’ está pronto: saiba como ele pode armazenar gás do tamanho de 3 piscinas olímpicas e salvar o planeta!
- Revolução no transporte! Este trem de hidrogênio quebra todos os recordes: 50 horas em movimento e percorre 2,8 mil km sem reabastecer, um alcance nunca visto na história
- Esqueça as ruas! São Paulo aposta em transporte público pelo Rio Tietê, que pode ir virar até ponto turístico
Conheça o Porto de Navegantes
Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes ou Porto de Navegantes é um porto privado brasileiro, localizado na foz do rio Itajaí no município de Navegantes, no estado de Santa Catarina. A Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007 e é o primeiro terminal portuário privado do país, com a responsabilidade de distribuir e receber mercadorias de todo o mundo nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil e outros países da América do Sul.
Quando se fala em itens exportados pelo porto de Navegantes, podemos citar principalmente a madeira e seus derivados (como móveis). A carne de frango congelada também se destaca, seguida de cerâmica, papel, tabaco, têxteis e até carne bovina congelada.
A infraestrutura da Portonave permite receber navios de grande porte em três berços. Tem um molhe de 900m, uma bacia de evolução de 400m e um canal de 14m de profundidade. Em 2022, o Porto Navegantes registrou a movimentação de 10 milhões de TEUs – indicador equivalente a contêineres de 20 pés. A marca foi registrada em 8 de fevereiro de 2022.
Segundo levantamento divulgado pelo porto de Itajaí, excluindo o complexo portuário de Navegantes, a tonelagem movimentada entre janeiro e dezembro de 2021 aumentou 22%. Todos os contêineres importados.
O Porto de Navegantes bateu recordes em movimentação portuária e, como segundo maior porto do Brasil em movimentação de contêineres, mais de 7.800 chamadas de navios de todo o mundo já passaram pelo site. O movimento inclui a exportação de produtos como madeira, proteína animal, móveis e produtos cerâmicos. Quando falamos de importação, temos bebidas, plásticos, químicos e borracha. O impacto é tão grande que, por exemplo, 100% das mercadorias do agronegócio passam pelo porto.