Início Plataforma global Project44 comprova boa logística de exportação e espera de contêineres estável no Porto de Santos

Plataforma global Project44 comprova boa logística de exportação e espera de contêineres estável no Porto de Santos

20 de junho de 2022 às 15:42
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Após um longo período de instabilidade no transporte de cargas em todo o mercado global, o Porto de Santos agora conta com um bom fluxo de exportação devido à eficiência logística, e uma espera de contêineres estável, de acordo com a plataforma Project44.
Foto: Exame/Germano Luders

Após um longo período de instabilidade no transporte de cargas em todo o mercado global, o Porto de Santos agora conta com um bom fluxo de exportação devido à eficiência logística, e uma espera de contêineres estável, de acordo com a plataforma Project44.

A plataforma internacional de logística focada na movimentação de cargas, Project44, destacou nesta sexta-feira, (17/06), a relevância do Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, na eficiência das operações de exportação e na estabilização da espera de contêineres no ano de 2022. Todos esses fatores contribuem para que o complexo continue sendo um dos mais relevantes em todo o cenário mundial de transporte de cargas e mercadorias. 

Porto de Santos continua com sua liderança nacional nas operações com contêineres e mantém boa logística de exportação, de acordo com os dados da Project44

Ao longo dos últimos 2 anos, o setor portuário internacional sofreu com uma crise de instabilidade nos complexos em relação ao tempo de espera dos contêineres e da exportação de produtos. Isso, pois, o cenário de pandemia do Covid-19 abalou fortemente a logística dos portos internacionais.

Artigos recomendados

Mas agora, a estabilidade está voltando aos complexos e o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, está com uma ótima eficiência logística e um tempo de espera de contêineres estável. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O tempo médio de espera dos contêineres mede a eficiência de um porto e, quanto menor ele for, melhor é a logística de exportação no complexo. Dessa forma, a plataforma de estudos relacionados à movimentação de cargas, Project44, destaca que o Porto de Santos mantém sua qualidade nesse índice e continua sendo um dos mais importantes portos do país. Por onde sai a maior parte das exportações de alimentos, como café, açúcar branco (cristal) e carnes, entre os principais. 

Dessa forma, segundo os dados do levantamento feito pela Project44 em todo o cenário mundial em relação à logística de exportação, o tempo de permanência em Santos dessas ‘embalagens’ de cargas para exportação se manteve estável em cinco dias em 2022.

Esse é um ótimo índice para o Porto de Santos, uma vez que os navios não sofreram com oscilações no período de espera ao longo do ano de 2022 e, para os próximos meses, a expectativa da plataforma é que o complexo mantenha a qualidade logística. 

Desempenho do Complexo no tempo de espera dos contêineres de importação é ainda melhor e garante uma logística mais eficiente, segundo Project44

Embora a logística de exportação de produtos no Porto de Santos seja de alta relevância no cenário portuário nacional, o grande destaque para o ano de 2022 é o tempo de espera de contêineres de importação.

Isso, pois, de acordo com os levantamentos feitos pela Project 44, o tempo de espera ficou em torno de 2 dias ao longo de todo o ano, garantindo assim muito mais rapidez e eficiência na entrada de mercadorias ao território nacional. 

Assim, a Project44 comentou sobre os principais fatores que afetam essa logística e os motivos que levaram ao resultado melhor na importação dos produtos, afirmando que “Os portos importam mercadorias diferentes das que exportam, e esses produtos vão para locais diferentes. As embarcações que deixam as importações não necessariamente pegam as exportações como saída. Logo, é normal a discrepância entre os tempos de permanência dos contêineres de importação e exportação”.

O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e vem mostrando cada vez mais os motivos pelos quais ganhou esse título, garantindo aos clientes a melhor qualidade operacional e logística e movimentando um capital essencial para a região de São Paulo e para o Brasil diariamente.

Relacionados
Mais recentes