Navio de bandeira dinamarquesa foi alvo neste domingo (02/12) a 20 Km do Porto de Santos
Piratas atacaram na madrugada de domingo (02/12), o navio de bandeira dinamarquesa Cap San marco, que estava a cerca de 20 quilômetros do terminal do Porto de Santos, segundo a Polícia Federal um tripulante foi rendido e amarrado quando um grupo de homens armados invadiu o navio, porém fugiram em barcos pequenos e rápidos após o ataque, talvez assustados com a movimentação da tripulação. A Polícia Federal declarou ter encontrado 402 Kg de cocaína á bordo e acredita se que este seria o alvo dos piratas.
Segundo depoimentos da tripulação, os piratas eram pelo menos 5 e portavam armas longas e que ao render um marinheiro filipino de 50 anos, que era o vigilante do convés no horário do ataque, ele foi amarrado e foi libertado pelos colegas, cerca de 45 minutos depois, quando a polícia federal foi acionada via rádio.
Na manhã de domingo o navio atracou em Guarujá (SP) e foi revistado pela polícia Federal e Marinha do Brasil, que encontraram um contêiner com lacre rompido, mas sem sinais de que algo havia sido levado. A hipótese que o contêiner seria utilizado pela quadrilha para levar um carregamento ilegal á Europa, não foi descartada.
A droga
As autoridade declararam que os 402 Kg de cocaína encontrados no navio não foram postos lá pelos piratas, a droga estava em um contêiner no porão da embarcação, pois a carga já era monitorada pela Receita Federal desde o Porto de Paranaguá (PR), onde foi embarcada.
A proprietária do navio, A hamburg Sud, disse em nota, que vai apurar os fatos e prestar todo o auxílio as autoridades no decorrer das investigações que foram instauradas pelas autoridades locais no Porto de Santos.