Piratas atacam navio da Hamburg Sud no Porto de Santos

navio da hamburg sud é atacado no Porto de Santos

Navio de bandeira dinamarquesa foi alvo neste domingo (02/12) a 20 Km do Porto de Santos

Piratas atacaram na madrugada de domingo (02/12), o navio de bandeira dinamarquesa Cap San marco, que estava a cerca de 20 quilômetros do terminal do Porto de Santos, segundo a Polícia Federal um tripulante foi rendido e amarrado quando um grupo de homens armados invadiu o navio, porém fugiram em barcos pequenos e rápidos após o ataque, talvez assustados com a movimentação da tripulação. A Polícia Federal declarou ter encontrado 402 Kg de cocaína á bordo e acredita se que este seria o alvo dos piratas.

Segundo depoimentos da tripulação, os piratas eram pelo menos 5 e portavam armas longas e que ao render um marinheiro filipino de 50 anos, que era o vigilante do convés no horário do ataque, ele foi amarrado e foi libertado pelos colegas, cerca de 45 minutos depois, quando a polícia federal foi acionada via rádio.

Na manhã de domingo o navio atracou em Guarujá (SP) e foi revistado pela polícia Federal e Marinha do Brasil, que encontraram um contêiner com lacre rompido, mas sem sinais de que algo havia sido levado. A hipótese que o contêiner seria utilizado pela quadrilha para levar um carregamento ilegal á Europa, não foi descartada.

A droga

As autoridade declararam que os 402 Kg de cocaína encontrados no navio não foram postos lá pelos piratas, a droga estava em um contêiner no porão da embarcação, pois a carga já era monitorada pela Receita Federal desde o Porto de Paranaguá (PR), onde foi embarcada.

A proprietária do navio, A hamburg Sud, disse em nota, que vai apurar os fatos e prestar todo o auxílio as autoridades no decorrer das investigações que foram instauradas pelas autoridades locais no Porto de Santos.

Companhia de navegação Hurtigruten vai usar resíduos do setor pesqueiro combinados a outros resíduos orgânicos para impulsionar seus navios de cruzeiro. Leia a matéria completa aqui.


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships