A especialista em unidade de produção flutuante Teekay Offshore garantiu uma extensão de contrato para um de seus FPSOs no Brasil.
A Teekay Offshore divulgou que em janeiro de 2019 assinou uma extensão de contrato de longo prazo com a Petrobras para ampliar o emprego do FPSO Piranema Spirit no campo brasileiro de Piranema.
A prorrogação do contrato vai vigorar a partir de fevereiro de 2019 por um período de três anos. O acordo inclui os direitos de rescisão da Petrobras com 10 meses de antecedência.
Vale lembrar que a Teekay Offshore, em outubro de 2018, entrou em acordo com a Petrobras no que diz respeito a uma disputa relacionada ao afretamento da unidade Piranema Spirit FPSO.
Sob o acordo, a Teekay Offshore concordou com uma redução na taxa de afretamento para o FPSO, totalizando aproximadamente US$ 11 milhões, que foi creditada à Petrobras no quarto trimestre de 2018.
O Piranema Spirit é um FPSO cilíndrico da Sevan Marine-design com capacidade de produção de 25.000 barris por dia. É capaz de armazenar 250 mil barris de petróleo. A unidade está em operação desde 2008.
O FPSO era anteriormente propriedade da Sevan Marine , que costumava possuir unidades offshore antes de se voltar apenas para o segmento de projetos. A Sevan Marine vendeu o FPSO Sevan Piranema para a Piranema LLC, subsidiária da Teekay, em 2011, por US$ 165 milhões.
Os campos de Piranema e Piranema Sul.
A Petrobras em março de 2018 revelou planos de vender sua participação total nos campos de Piranema e Piranema Sul.
A Petrobras, operadora com 100% de participação acionária, ofereceu todos os direitos nas concessões marítimas do campo em produção, Piranema (PRM) e de Piranema Sul (PRMS), um campo não desenvolvido, ambos localizados em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, aproximadamente 37 km de Aracaju. Os campos são apoiados pela base operacional onshore designada como Polo Atalaia em Sergipe.
Enquanto Piranema Sul for um campo não desenvolvido, a Petrobras observou que existe a possibilidade de aproveitar as instalações do campo de Piranema, uma vez que está localizado em uma área adjacente a esse campo.
Em 2017, o campo de Piranema produziu, em média, 4.254 bpd de óleo leve e 1.573 mil m³ / d de gás. Toda a produção de gás é reinjetada.
Toda a produção de óleo, gás e água do Campo de Piranema é coletada no FPSO Piranema Spirit, localizado a oeste da área explorada do campo em lâmina d’água de 1.090 metros, sendo fretado para a Petrobras.
O Campo de Piranema, descoberto em 2001, localiza-se em águas profundas e ultraprofundas (lâmina d’água entre 200 e 2.000 m) da plataforma continental do Estado de Sergipe, a uma distância de aproximadamente 37 km da linha de costa e iniciou o produção em outubro de 2007.
O Campo de Piranema Sul, descoberto em 1987, está localizado em águas profundas da porção sergipana da Bacia de Sergipe-Alagoas, em profundidades que variam de 550 m a 1600 m, a cerca de 30 km da costa, e é contíguo ao Campo de Piranema.
Não foi divulgado pelas empresas se houve algum progresso de venda ou se houve interesse de outras empresas petrolíferas em adquirir os campos de Piranema.