Petrobras divulga prazos para licitação dos FPSOs de Mero 3 e 4

Petrobras pode lançar ainda este ano

Excelente notícia para a indústria de Óleo e Gás foi divulgada na arena ONIP durante a OTC 2019, em Houston, pelo gerente-executivo do consórcio de Libra, proprietário dos campos.

A OTC 2019 (Conferência de Tecnologia Offshore) tem sido de boas notícias para o segmento offshore brasileiro, depois da Equinor divulgar no mesmo evento, que pretende instalar um FPSO no campo de Pão de Açúcar, chegou a vez da Petrobras.
Através do consórcio de Libra, operado pela Petrobras, foi divulgado o cronograma de contratação dos FPSOs de Mero 3 e 4.

A notícia que foi divulgada durante a apresentação, na última ter-feira (07/05), do gerente-executivo de Libra, Fernando Borges, na Arena ONIP da OTC 2019, em Hoston.

O cronograma

Com a demanda da Petrobras pelos FPSOs de Mero 3 e 4 cada vez mais crescente, o terceiro FPSO do campo de Mero pode começar no 2º semestre deste ano e o quarto deve ter a contratação iniciada seis meses depois, ou seja, no primeiro semestre de 2020.

O campo de Mero está atualmente em fase de testes, produzindo com apenas um poço de produção e um de injeção, com o FPSO Pioneiro de Libra, contratado do consórcio Teekay/Ocyan e a produção atual está em torno de 40 mil barris/dia.

O consórcio de Libra é formado pela Petrobras, que é a operadora, e suas sócias, Shell, Total, CNPC e a CNOOC.
O FPSO Mero I foi contratado com a Modec e, na licitação de Mero II, a SBM apresentou a melhor proposta, em uma disputa, também com a Modec.

A contratação, ainda não foi fechada, o que deve ocorrer em breve, e caso a SBM seja declarada vencedora será a volta da SBM como construtora de FPSOs.

A Petrobras está promovendo em paralelo uma nova licitação para contratação dos umbilicais do campo de Mero, só que desta vez sem índice mínimo de nacionalização, o que faz com que os risers possam ser todos importados ! Acesse aqui a matéria completa !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)