Petrobras deve assumir bloco da BP na Foz do Amazonas após desistência da Total

Valdemar Medeiros
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23-10-2020 09:58:58
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras - BP - Total Plataforma offshore




Após a Total e BP desistirem e transferirem os direitos dos blocos na Bacia da Foz do Amazonas, Petrobras assumirá

A petrolífera francesa Total transferiu seus direitos sobre cinco blocos na Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Brasil, para a Petrobras, a petrolífera nacional, e sairá da bacia. Vale lembrar que, a Total anunciou no início de setembro sua decisão de desistir de operar os cinco blocos exploratórios em águas ultraprofundas, a 120 quilômetros da costa brasileira.  

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Petrobras deve assumir ainda este mês

A líder de mercado Petrobras deve assumir agora operação de bloco da BP na Foz do Amazonas, todas as informações foram liberadas pela ANP.   “Com este acordo e de acordo com o acordo de operação conjunta, a Petrobras pretende aumentar sua participação para até 70%, dependendo do direito de preferência da BP, também parte do consórcio”, disse a Petrobras.

Por fim, depois das alterações a Petrobras passa a operar os seguintes blocos: blocos FZA-M-57, FZA-M-59, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, todos que antes também faziam sociedade com a BP, Enauta (FZA-M-90), PetroRio (FZA-M-254 e FZA-M-539).

Por que a Total e BP deram os direitos para a Petrobras?

A Total e a BP solicitaram algumas licenças para que pudessem começar a perfurar nos blocos da foz do amazonas, entretanto todos os pedidos realizados pelas empresas foram negados pelo IBAMA.

Segundo o Ibama, BP e total não realizaram estudos suficientes para que pudessem iniciar as atividades de perfuração. Havia a ausência também de uma certa aprovação do país vizinho, que no caso é a Guiana, uma vez que em caso de vazamentos de petróleo o pais pode ser prejudicado. A Total e BP chegaram até tentar negociar um novo licenciamento, mas não descobriram justificativas para investimentos futuros naquela região.

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Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.