Jornalistas de todas as regiões podem concorrer a bolsas da Petrobras para reportagens sobre diversidade e ciência até 11 de maio.
A Petrobras deu início, na última segunda-feira (07/04), às inscrições para a Seleção Petrobras de Jornalismo, uma iniciativa inédita que visa fomentar a produção de reportagens com enfoque em ciência e diversidade. Jornalistas de todas as regiões do Brasil podem se candidatar às bolsas de incentivo, destinadas a reportagens em texto, áudio ou vídeo. O prazo para se inscrever vai até o dia 11 de maio.
Ao todo, serão oferecidas 15 bolsas no valor de R$ 20 mil cada, totalizando um investimento de R$ 300 mil. Trata-se da maior premiação em bolsas de reportagem já concedida no país, representando um marco no incentivo à imprensa nacional.
Reportagens sobre ciência e diversidade são foco da premiação
Nesta primeira edição da Seleção Petrobras de Jornalismo, os temas escolhidos refletem o compromisso da empresa com a valorização da ciência produzida por grupos sub-representados e com a pesquisa científica voltada à diversidade.
- Torne-se um Eletricista! Mais de 300 vagas abertas no Programa Escola de Eletricistas, parceria do Grupo Equatorial com o Senai
- Tarcísio de Freitas lança megaprograma “São Paulo pra toda obra” com investimentos bilionários em rodovias e geração de 250 mil vagas de emprego
- OneSubsea e Firjan SENAI SESI de Macaé abrem vagas para o Programa Mulheres a Bordo
- Bracell abre 100 vagas e busca jovens para seu Programa Jovem Aprendiz
O objetivo é ampliar a visibilidade de iniciativas transformadoras que muitas vezes ficam à margem da cobertura da mídia tradicional.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, enfatizou a importância do projeto:
“Queremos contribuir para a viabilização de reportagens de profundidade sobre temas importantes para o Brasil. Sabemos que a produção desse tipo de conteúdo exige tempo e recursos. Com essas bolsas, pretendemos incentivar jornalistas de todo o país a contar histórias que agreguem relevância e diversidade à produção jornalística brasileira.”
Diversidade regional e inclusão marcam a distribuição das bolsas
Com o intuito de garantir uma representação geográfica equilibrada, a Petrobras irá contemplar três bolsas por região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), sendo uma em cada formato – áudio, vídeo e texto.
Essa descentralização busca garantir que vozes de todas as partes do Brasil sejam ouvidas e valorizadas.
Além disso, o programa estabelece que pelo menos uma bolsa por região seja destinada a jornalistas de grupos historicamente sub-representados.
Isso inclui mulheres, pessoas negras ou pardas, indígenas, quilombolas, integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Quem pode participar da Seleção Petrobras de Jornalismo?
Podem se inscrever jornalistas profissionais que atuem em veículos de imprensa ou como freelancers.
No momento da inscrição, é necessário comprovar qual veículo irá publicar a reportagem contemplada. As inscrições são gratuitas.
Clique aqui e faça sua inscrição
A Seleção Petrobras de Jornalismo conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), reforçando o compromisso com a valorização do jornalismo independente, investigativo e de qualidade no país.