MENU
Menu
Início PepsiCo inaugura usina termossolar em MG e reduz em quase 280 mil quilos as emissões de gases de efeito estufa

PepsiCo inaugura usina termossolar em MG e reduz em quase 280 mil quilos as emissões de gases de efeito estufa

9 de fevereiro de 2022 às 10:44
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
PepisCo - usina - usina termossolar - MG - efeito estuda
Instalação trouxe redução de 140 mil metros cúbicos de gás natural na unidade de snacks – Divulgação

A PepsiCo está focando na sustentabilidade das suas operações e inaugurou uma usina termossolar para aquecimento de água com foco na produção da sua planta em Sete Lagoas (MG)

A PepsiCo instalou um projeto de geração de energia inovador de snacks em Sete Lagoas (MG). Se trata de uma usina termossolar que conta com painéis que captam energia solar e a transformam em energia térmica para aquecimento de água. Com o uso da tecnologia, a PepsiCo consegue evitar a emissão de aproximadamente 280 mil quilos de gases de efeito estufa, devido à redução no uso de gás natural de 140 mil³ na unidade. Em números, essa redução é o equivalente ao plantio de quase 18 mil árvores.

Leia outras notícias relacionadas

Entenda como funciona a usina termossolar da PepsiCo, em MG

A usina é composta por painéis solares que funcionam automaticamente, dispensando a necessidade de manutenção ou supervisão. Os primeiros dados mostram que a usina termossolar da PepsiCo gerou cerca de 3,9 kWh por m² em um dia durante os meses de verão, ofertando água a cerca de 75° C, isto é, mesmo com o clima seco de Sete Lagoas (MG), a meta foi atingida.

A água aquecida pela unidade da empresa é utilizada em diversas aplicações. O Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil, Bruno Guerreiro, ressalta que a água esquentada pela usina termossolar é utilizada no cozimento do milho dos snacks, mas a diferença é que a água já chega aquecida e pronta para a realização da tarefa, evitando o desperdício de tempo para esquentar a água utilizada na etapa de produção.

PepsiCo avança para bater sua meta de sustentabilidade

Com a nova unidade, a empresa está avançando na sua missão ESG de reduzir 40% de suas emissões de CO2 até o começo da próxima década e Net-zero até 2040. Para Bruno, a usina termossolar torna a PepsiCo mais sustentável, princípio que tem sido o foco da empresa para continuar evoluindo para uma cadeia de valor positiva.

O executivo ainda afirma que a iniciativa é escalável e deverá ser instalada em outras unidades da empresa espalhadas no Brasil nos anos seguintes, com áreas com uma quantidade maior de painéis. A usina termossolar da planta em MG surgiu por meio de uma parceria entre a empresa e a TVP Solar, que é especializada na tecnologia termossolar com soluções inovadoras.

A TVP atua na projeção, produção, desenvolvimento e venda de coletores térmicos de alto vácuo e sem espelhos. Essa fonte de energia não emite nenhum gás poluente e ainda consegue ser mais econômica do que as geradas por combustíveis líquidos. O CEO da TVP Solar, Piero Abbate, destacou a importância da geração termossolar para o setor alimentício.

Sobre a PepsiCo

Presente no Brasil há quase 70 anos, a empresa conta atualmente com mais de 70 centros de distribuição, além de possuir mais de 12 mil colaboradores talentosos e capacitados. Seus produtos são consumidos por mais de um bilhão de pessoas espalhadas em 200 países.

Apenas em 2020, a empresa gerou uma receita líquida global de mais de US$ 70 bilhões. Em seu portfólio de produtos, há uma extensa gama de bebidas e alimentos, incluindo 23 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.  

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR