Para aquisição de projetos de energia eólica na Paraíba, multinacional francesa recebe autorização do Cade

Kelly
por
-
28-05-2020 14:22:33
em Energia Renovável
Para aquisição de projetos de energia eólica na Paraíba, multinacional francesa recebe autorização do Cade Parque de energia eólica

Cade deu o aval para a francesa EDF comprar cinco ativos de energia eólica na Paraíba de uma empresa do Grupo Engeform

Nesta quarta-feira (27), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a compra de cinco ativos de energia eólica em desenvolvimento no estado da Paraíba, que estavam a cargo da empresa PEC Energia, do Grupo Engeform, pela multinacional francesa EDF. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União.

Veja também outras notícias

Os parques de energia eólica relacionados à operação estão sendo desenvolvidos nas cidades de Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, Salgadinho e Assunção, localizadas na Paraíba.

O Grupo francês EDF destacou, como justificativa estratégica e econômica, que a operação reflete uma oportunidade para aumentar sua atuação e capacidade de geração de energia no Brasil através de fontes renováveis, como a energia eólica.

Já a Engeform ressalta que a decisão está de acordo com o modelo de negócios previsto para a PEC Energia, que estabelece esse tipo de projeto para realizar a venda posteriormente ao mercado, obtendo assim retorno dos seus investimentos e capitalização.

O acordo entre as empresas prevê que a companhia francesa feche contratos de venda no mercado livre do setor elétrico, bem como promova iniciativas que se mostrem vencedoras nos leilões de energia do Governo Federal, segundo parecer do Cade.

O estado da Paraíba não é o único do Nordeste a receber projetos de fontes alternativas de energia. Investimentos também tem sido realizados na Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e demais localidades dessa região, que vem demonstrando grandes potencialidades para exploração desses recursos renováveis.

Sobre a EDF Energia

Estabelecida há três anos no Brasil, a EDF Renewables encontra-se entre as líderes do país no setor de energias renováveis, totalizando cerca de 1GW em projetos de energia eólica e solar, já considerando as iniciativas que estão em operação e em fase de construção. Conheça mais da empresa aqui.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.