País com a segunda maior frota mundial ingressa na Rede Marítima Anticorrupção

MACN e as medidas anticorrupção
 

Libéria é a primeiro país registrador de navios a ingressar na Rede Marítima Anticorrupção

A MACN (Rede Marítima Anticorrupção), uma rede global de negócios que trabalha contra a corrupção na indústria Marítima, teve uma grande notícia, o ingresso da Libério como primeiro registrador de navios a se tornar membro associado, vale destacar que a Libéria tem a segunda maior frota comercial de navios da terra, atrás apenas do Panamá. Para se ter um ideia do que a Libéria representa para o indústria marítima, sua frota de mais de 4.325 navios, somam 157 milhões de toneladas brutas (GT) e 11% dos navios do mundo navegam sob sua bandeira.

O trabalho da MACN

A MACN foi fundada em 2011 e cria ações coletivas de combate a corrupção, trabalhando a conscientização e implementando os princípios anticorrupção junto aos governos, organizações não-governamentais e sociedade civil, compartilhando as melhores práticas e por fim criar uma cultura de integridade dentro da indústria marítima.

Alfonso Castillero, CCO do Registro da Libéria, declarou que “Estamos muito honrados em ser o primeiro registro de navios admitido como membro associado da MACN. A organização realizou um ótimo trabalho na luta contra práticas corruptas em algumas das regiões mais difíceis do setor. O modelo da MACN de colaboração entre o governo e os parceiros locais e a ação coletiva liderada pelo setor é considerada a melhor prática global. Não é sempre que o setor de transporte recebe esse tipo de reconhecimento ”.

Cecilia Müller Torbrand, diretora do Programa da MACN, dstacou a importância do ingresso da Libéria como membro associado, “Como já mostramos, a força nos números é uma parte central de como a MACN pode promover mudanças. É vital que procuremos formas de incluir empresas relacionadas com o transporte marítimo que queiram participar nesta luta. Os Estados de bandeira são uma parte central do mundo dos transportes marítimos e estamos ansiosos pelas contribuições que a Libéria fará para os esforços futuros da MACN “.

Enquanto isso aqui no Brasil, sindicatos cobram da Transpetro cumprimento do acordo de escala, Clique aqui e leia mais sobre o impasse entre a Transpetro e o Entidades Sindicais Marítimas.

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Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships