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Obras de integração na fronteira entre Brasil e Uruguai são tratadas em acordo com ministro da infraestutura

18 de agosto de 2020 às 14:44
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Obras de integração na fronteira entre Brasil e Uruguai são tratadas em acordo com ministro da infraestutura
Obras de infraestrutura/ Imagem: Divulgação

Três grandes obras no Rio Grande do Sul deverão ser executadas após acordo entre o ministro da infraestrutura do Brasil e ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai

Um acordo foi estabelecido nesta segunda-feira (17) entre o ministro da infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, e ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai para projetos e obras que irão beneficiar ambos os países. A decisão prevê o lançamento de um edital para três projetos: a construção de nova ponte sobre o Rio Jaguarão, a dragagem e sinalização da hidrovia Uruguai-Brasil e a restauração da Ponte Histórica Barão de Mauá.

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“Hoje foi dado um excelente passo nas relações entre Uruguai e Brasil com a integração das agendas de infraestrutura em ambos os países. A partir de agora vamos chamar os outros países parceiros, como Argentina e Paraguai, para estabelecer as metas para que essa agenda possa ser efetivada e fortalecer a economia nas nossas fronteiras”, disse o ministro da infraestrutura.

Com investimentos de R$ 150 milhões, a construção de 12 km da ponte sobre o Rio Jaguarão, situada na BR-116 Rio Grande do Sul, fica a cargo do Brasil, conforme contrato assiando em 2013. Estima-se que a licitação para essa obra aconteça ainda neste ano de 2020 para que a execução do projeto ocorra em 2021.

Além disso, com o desvio de fluxo durante as obras de intervenções, também está prevista a restauração da Ponte Barão de Mauá, cujo anteprojeto de melhorias já foi aprovado.

As obras de dragagem e de sinalização da hidrovia devem permitir o escoamento da safra de arroz do norte do Uruguai para o porto de Rio Grande (RS).

A licença ambiental foi solicitada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as licitações devem ocorrer no próximo ano.

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