As obras de dragagem do trecho, no Rio Grande do Sul, é um dos mais importantes, fazendo ligação com os portos de Porto Alegre e Rio Grande
Para as próximas semanas, a expectativa é dar a largada nas obras de dragagem do Canal de Feitoria, no sul da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. O trecho é considerado um dos mais importantes da hidrovia que liga os portos de Porto Alegre e de Rio Grande.
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A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul projetou a nova obra em R$ 16,4 milhões, devido à problemas com estiagem e encalhes de embarcações.
Para resolução do problema, serão retirados 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos ao longo do processo em 180 dias (prazo para conclusão). Porém, a empresa responsável pelas obras diz finalizar em 40 dias.
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No trecho, a dragagem de 11 dos 17 quilômetros do canal é considerada fundamental para manter uma navegabilidade segura.
Além da ligação com os portos de Porto Alegre e Rio Grande, o canal liga também 11 terminais privados e cinco terminais concedidos, que no total, movimenta aproximadamente 58 milhões de toneladas por ano.
Apesar do cenário de baixa no setor naval, os portos do Rio Grande do Sul tiveram crescimento neste ano, em relação à 2019. Os quatro primeiros meses deste ano, houve crescimento de 4,89% em relação ao mesmo período do ano passado e apresentou o melhor mês de abril dos últimos cinco anos (decorrentes da movimentação de soja, toras de madeira e componentes químicos).