O que você precisa saber sobre planejamento e controle de obras


Construção civil técnico de segurança do trabalho técnico de enfermagem Senai 2

Quer saber como ter um planejamento e controle eficiente para tornar sua obra mais eficiente? Então nos acompanhe neste post!

Sabemos que o planejamento e controle de obras na construção civil é algo essencial. No entanto, também faz parte de um dos maiores desafios, especialmente entre as construtoras que procuram se destacar e se desenvolver no mercado. Além disso, os processos de planejamento e controle de obras possuem uma longa duração. O prazo total pode variar de meses até anos.

Especialmente por envolver na maioria das vezes altos investimentos, cada detalhe planejado pode reduzir os custos para a construtora e garantir a construção e finalização de uma obra da maneira mais eficaz!

No entanto, para fazer esse planejamento e controle de obra, é necessário seguir alguns conceitos de gerenciamento importantes e, em seguida, adaptá-los ao seu tipo de negócio e construção.

Abaixo, nós vamos te mostrar como é possível planejar e executar suas ações e controle e monitoramento na construção civil, por isso, não deixe de ler nosso post!

Tenha um orçamento bem definido

Primeiro de tudo, saiba com precisão qual é a obra que você pretende realizar e qual a margem de lucro para essa atividade.

Além disso, verifique também quanto você poderá gastar com os materiais necessários, mão-de-obra e também na contratação de serviços e profissionais terceirizados, como o técnico de segurança do trabalho, ou técnico de enfermagem, por exemplo.

Também há os gastos relacionados à administração, controle de riscos e a equipe de estratégias e gerenciamento.

Investir neste departamento também fará uma diferença enorme para a sua obra de construção civil, pois você poderá mitigar a maioria dos riscos e também estará preparado para fazer novas negociações, enfrentar contingências e imprevistos, conseguir descontos ao longo da jornada da obra.

Se sua empresa fará uma obra em uma estação de tratamento de água, por exemplo, veja quais são os gastos de locação dos recursos até o local, meios de transporte e se há alguma taxa de pedágio.

Por fim, adicione sempre uma quantia a mais em seu orçamento. É muito comum que, após a construção de uma obra, os orçamentos tenham uma diferença de valor.

Essa diferença é dada justamente pelo nível de planejamento da construtora. Por isso, tenha a certeza de se certificar em todos os detalhes de valores!

Veja como será a logística na construção civil

O próximo passo é detalhar ao máximo como será a logística ao longo da obra. Verifique quais são as melhores maneiras de promover a maior circulação dos profissionais, das máquinas e dos equipamentos.

Esse passo também irá garantir que a obra seja realizada com mais otimização e dinamismo. Se a logística do espaço da obra for bem planejada e monitorada, é possível até mesmo acabar o projeto antes do esperado!

Por isso, o gerenciamento da logística da obra na construção civil deve ser realizada com antecedência. Faça projeções e previsões de como será o trabalho e o fluxo de pessoas, máquinas e recursos, para que, ao longo da jornada de obra, as alterações finais sejam mais fáceis de serem realizadas.

Se sua construtora vai realizar obras em uma empresa de alpinismo industrial, é importante também estudar como é a localização e o espaço da empresa. Assim, a projeção e o controle se tornaram mais fáceis de serem planejados.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam os gestores de obra a organizarem a logística de trabalho. Utilize esses avanços da tecnologia a favor da sua empresa e tenha mais facilidade em realizar suas projeções!

Outros planejamentos essenciais

Além dos itens mencionados acima, também é essencial analisar fatores relacionados ao prazo, valores, e as documentações necessárias, como:

  • Se há necessidade do cliente realizar um financiamento com a construtora;
  • Se há necessidade de contratar apenas a de mão de obra e/ou terceirização ou os dois;
  • Realizar um cronograma com todos os gastos financeiros ao longo e após a obra;
  • Realizar um cronograma com todas as atividades executadas, separadas por departamento;
  • Analisar e registrar quais serão as ferramentas e equipamentos que serão utilizados na obra, e se há algum custo adicional por isso;
  • Verificar se há projetos, obras e serviços adicionais, como a obra estrutural, hidráulico, elétrico, arquitetônico, ambiental, obra de prevenção de incêndio, galvanização a fogo, etc.;
  • Planejamento do canteiro de obras;
  • Verificação de todas as documentações necessárias para que a construtora se mantenha regularizada perante os órgãos responsáveis.

Aquisição de todos os materiais necessários e empresas contratadas

Após feito o planejamento, é hora de realizar a negociação de todas as empresas necessárias para terceirizar algumas das atividades da obra, assim como a negociação para compra das matérias-primas, insumos e aluguéis de máquinas e equipamentos necessários.

Lembre-se: todas as negociações possuem como objetivo a redução de preço, por essa razão, é importante registrar o preço desde o início do planejamento como o original e oferecido inicialmente pelas empresas.

Além disso, também é importante ressaltarmos que, ao longo do projeto, algumas negociações ainda podem se pendurar. Para isso, tenha sempre um bom negociante em sua equipe.

Assim, sua construtora pode conseguir ter os melhores preços do mercado e obter um maior controle nas atividades da construção civil.

Gerencie todas as atividades na construção civil

Por fim, faça o melhor gerenciamento possível de cada uma das atividades em sua obra. Analise o nível de serviço e a qualidade de cada atividade.

Também analise as atividades dos profissionais contratados, como a do técnico de segurança do trabalho, técnico de enfermagem, entre outros profissionais.

Muitas construtoras, procurando meios para fazer com que seus funcionários se mantenham capacitados e atualizados, também oferecem cursos de capacitação.

No Senai, por exemplo, é possível aprender sobre diversas atividades relacionadas a construção e ao gerenciamento de obras e projetos.

Além disso, o Senai também disponibiliza cursos de administração e gestão de empresas, marketing, relacionamento e negociação. Tudo para fazer com que os profissionais realizem suas atividades da melhor forma possível e sua construtora obtenha sucesso!

Agora que você já sabe sobre o planejamento e controle de obras na construção civil, o que acha de aplicar essas dicas agora mesmo?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Faça o Curso de Inglês Autodidata

A economia brasileira está mais próximo do que nunca de empresas globais. A necessidade de funcionários  que tenham no minimo inglês intermediário cresce mas os empregadores têm dificuldades de encontrar candidatos que têm noções do idioma. O curso A Jornada do Inglês Autodidata vem sanando este problema de muitos alunos, com um método fácil e inovador. Assistam aqui os depoimentos reais de estudantes que adquiram o curso e depois façam suas matrículas também.


Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.