Confirmado: O primeiro submarino brasileiro vai ao mar em 14 de dezembro

Riachuelo será lançado em 14 dezembro
 

Submarino Riachuelo será lançado dia 14 de dezembro na base naval de Itaguaí, RJ. A Cerimônia poderá ser acompanhada pela internet.

A Marinha do Brasil confirmou o dia de 14 de Dezembro (sexta feira) como sendo a data de lançamento ao mar do primeiro submarino do Prosub (Programa de Desenvolvimentos de Submarinos), o Riachuelo (S-40), que prevê mais 3 submarinos de propulsão convencional (motores Diesel-elétrico) e 1 de propulsão nuclear, que se somarão aos 5 já incorporados a frota. O Riachuelo é o submarino convencional mais moderno do mundo, medindo aproximadamente 72 metros de comprimento, pesando cerca de 1.800 toneladas.

No dia 5 de dezembro, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, o Submarino foi movimentado do Estaleiro de Construção para o shiplift, o elevador de navios que será responsável pelo lançamento do submarino ao mar. A previsão da Marinha é que o Submarino nuclear brasileiro esteja concluído até o segundo semestre de 2029 e até o final de 2022 espera-se que os outros quatro, de propulsão convencional, que já estão sendo construídos simultaneamente, estejam concluídos também.

O primeiro deles será o Riachuelo (S-40). Depois virão o Humaitá (S-41) em 2020, o Tonelero (S-42) em 2021 e o Angostura (S-43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

O Prosub e a geração de empregos

O diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, afirmou que em relação à tecnologia, o programa da Marinha do Brasil traz inovação, competitividade e desenvolvimento ao país e apresentou dados dos últimos dez anos do programa. Segundo ele, o Prosub movimentou 700 empresas civis nacionais, 18 universidades e institutos de pesquisa, e foi responsável pela geração 4,8 mil empregos diretos e 12,5 mil empregos indiretos.

O Prosub é um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França para construção de submarinos convencionais e começou em 2010 na cidade de Cherbourg, na França, onde já foram qualificados mais de 250 engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN), de diversos níveis e especialidades.

Clique aqui e não perca a chance de assistir ao vivo a cerimônia de lançamento do Riachuelo no dia 14 de dezembro a partir das 9h.


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships