Confirmado: O primeiro submarino brasileiro vai ao mar em 14 de dezembro

Confirmado: O primeiro submarino brasileiro vai ao mar em 14 de dezembro

dezembro 10, 2018 Off Por Renato Oliveira

Submarino Riachuelo será lançado dia 14 de dezembro na base naval de Itaguaí, RJ. A Cerimônia poderá ser acompanhada pela internet.

A Marinha do Brasil confirmou o dia de 14 de Dezembro (sexta feira) como sendo a data de lançamento ao mar do primeiro submarino do Prosub (Programa de Desenvolvimentos de Submarinos), o Riachuelo (S-40), que prevê mais 3 submarinos de propulsão convencional (motores Diesel-elétrico) e 1 de propulsão nuclear, que se somarão aos 5 já incorporados a frota. O Riachuelo é o submarino convencional mais moderno do mundo, medindo aproximadamente 72 metros de comprimento, pesando cerca de 1.800 toneladas.

No dia 5 de dezembro, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, o Submarino foi movimentado do Estaleiro de Construção para o shiplift, o elevador de navios que será responsável pelo lançamento do submarino ao mar. A previsão da Marinha é que o Submarino nuclear brasileiro esteja concluído até o segundo semestre de 2029 e até o final de 2022 espera-se que os outros quatro, de propulsão convencional, que já estão sendo construídos simultaneamente, estejam concluídos também.

O primeiro deles será o Riachuelo (S-40). Depois virão o Humaitá (S-41) em 2020, o Tonelero (S-42) em 2021 e o Angostura (S-43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

O Prosub e a geração de empregos

O diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, afirmou que em relação à tecnologia, o programa da Marinha do Brasil traz inovação, competitividade e desenvolvimento ao país e apresentou dados dos últimos dez anos do programa. Segundo ele, o Prosub movimentou 700 empresas civis nacionais, 18 universidades e institutos de pesquisa, e foi responsável pela geração 4,8 mil empregos diretos e 12,5 mil empregos indiretos.

O Prosub é um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França para construção de submarinos convencionais e começou em 2010 na cidade de Cherbourg, na França, onde já foram qualificados mais de 250 engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN), de diversos níveis e especialidades.

Clique aqui e não perca a chance de assistir ao vivo a cerimônia de lançamento do Riachuelo no dia 14 de dezembro a partir das 9h.