O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas avança com obras de grande complexidade, investimentos bilionários e promessa de impacto direto na mobilidade urbana e logística da Grande São Paulo, marcando uma das maiores infraestruturas do país.
O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, último segmento que falta para completar o anel rodoviário da Grande São Paulo, entrou em fase decisiva de obras e deve entregar a primeira parte ainda em 2025.
Esse empreendimento, orçado em R$ 3,4 bilhões, prevê a construção de 107 viadutos e pontes e sete túneis duplos, e tem como meta retirar até 84 mil veículos por dia da Marginal Tietê, desafogando um dos principais corredores viários da capital paulista.
Estrutura e função do projeto
A obra do Rodoanel foi concebida para interligar as 12 principais rodovias que chegam à Região Metropolitana e reduzir o tráfego de passagem que hoje sobrecarrega o sistema viário urbano.
-
Receita confirma: seu nome pode ir para a Serasa se o IPVA não for pago, independentemente do valor da inadimplência registrada
-
Passo a passo para garantir sua CNH GRÁTIS já está em vigor e cobre todos os custos do processo em 2025
-
Descoberta no Brasil revela rochas com até 6 vezes mais terras raras que as da China: o que isso muda para a indústria global de tecnologia?
-
Base internacional com apoio do FBI será instalada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina para conter redes ligadas ao Hezbollah, tráfico transnacional e facções como PCC e Comando Vermelho
O Trecho Norte, com 44 quilômetros de extensão, conecta os setores Oeste e Leste do anel, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Esse traçado dá acesso direto às rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, além de garantir ligação rápida ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), a configuração do traçado exigiu soluções complexas de engenharia para cruzar áreas de serra e zonas urbanas densas, o que explica a necessidade de dezenas de viadutos e túneis no projeto.
Investimento e concessão
O contrato de concessão firmado em março de 2023 prevê que a concessionária Via Appia (Via SP Serra) invista R$ 2 bilhões na retomada das obras e mais R$ 324 milhões em projetos auxiliares.
O governo do Estado, por sua vez, participa com aproximadamente R$ 1,07 bilhão, valor reduzido após um deságio de 23,1%.
De acordo com reportagem da Agência BNDES, parte do investimento também é financiada por meio de um crédito de R$ 1,35 bilhão do banco estatal de fomento.
A concessão tem validade de 31 anos, período em que a concessionária ficará responsável pela conclusão, manutenção e operação do trecho.
Andamento da construção
Após anos de paralisações e entraves judiciais, as obras foram retomadas em 25 de abril de 2024.
Conforme publicação recente do site BE News, o projeto atingiu 51% de execução total em junho deste ano, com destaque para o segmento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias, que já registrava 76% de avanço e previsão de entrega no segundo semestre deste ano.
O trecho restante, entre a Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, segue com cerca de 39% das frentes concluídas e previsão de finalização em 2026.
Atualmente, cerca de 5 mil trabalhadores estão mobilizados no canteiro de obras, número que deve gerar até 10 mil empregos diretos e indiretos durante o ciclo da construção.
Benefícios previstos
Com a conclusão do Trecho Norte, técnicos estimam uma redução de 84 mil veículos por dia na Marginal Tietê, sendo 30 mil caminhões e 54 mil automóveis que hoje utilizam o percurso urbano.
Conforme dados apresentados pela Artesp, o desvio deve representar ganhos expressivos de tempo: de 45 para 27 minutos no trajeto entre Dutra e Castello Branco e de cerca de 26 minutos no percurso Dutra–Bandeirantes.
Desafios técnicos
A execução do projeto envolve 107 obras de arte especiais — 63 viadutos e 44 pontes — e sete túneis duplos de aproximadamente 1 km cada, totalizando quase 7 km de passagens subterrâneas.
De acordo com reportagem da Revista O Empreiteiro, os principais desafios estão relacionados à geologia da Serra da Cantareira, onde o traçado exige contenções, escavações e soluções de drenagem para evitar riscos de deslizamentos e infiltrações.
Além disso, auditorias técnicas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já identificaram falhas construtivas herdadas do período de paralisação.
Entre elas, desalinhamentos em viadutos e infiltrações em túneis, que agora fazem parte do escopo de correção da concessionária antes da entrega definitiva.
Expectativas para 2025 e 2026
A entrega parcial do Trecho 1, entre Dutra e Fernão Dias, está confirmada para o segundo semestre de 2025. Já o Trecho 2, que vai até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, deve ser entregue até setembro de 2026.
Quando concluído, o Rodoanel Norte completará os 177 km do anel viário de São Paulo, consolidando-se como uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária da América Latina.
Com essa obra, São Paulo espera aliviar o tráfego urbano, reduzir o tempo de deslocamentos e melhorar a logística de escoamento de mercadorias no Sudeste. Mas, diante do histórico de atrasos, a pergunta permanece: desta vez, o prazo será realmente cumprido?