O maior oleoduto da Noruega chega ao campo de Johan Sverdrup

Oleoduto saipem offshore petroleo noruega
 

Na semana passada, o maior e mais longo gasoduto da Noruega, colocado pelo navio Saipem Castorone, chegou ao campo de Johan Sverdrup, operado pela Equinor, no Mar do Norte.

A Equinor informou na segunda-feira que, no final da semana passada, o último tubo do que é hoje o maior e mais longo oleoduto da Noruega foi instalado logo ao lado da plataforma do riser no campo de Johan Sverdrup. O gasoduto de 36 polegadas estende-se por 283 km desde o terminal petrolífero de Mongstad, nos arredores de Bergen, até o campo gigante no Mar do Norte.

“Juntamente com o nosso fornecedor, a Saipem conseguiu colocar o oleoduto a Johan Sverdrup sem quaisquer incidentes graves. Foi uma operação significativa, envolvendo mais de 600 pessoas, que soldaram mais de 23.000 tubos para criar o que agora se tornou o maior e mais longo oleoduto da Noruega ”, diz Geir Bjaanes, responsável por submarinos, energia e oleodutos Projeto Johan Sverdrup.

“O oleoduto desempenha um papel central no projeto. Quando o campo de Johan Sverdrup produzir no pico, 660 mil barris de petróleo, avaliados em mais de 350 milhões de coroas norueguesas por dia, fluirão diariamente para Mongstad ”, diz Bjaanes.

A embarcação Saipem Castorone iniciou as operações de pipelagem em Mongstad no final de abril deste ano. Depois, o oleoduto foi colocado através do Fensfjord antes do navio definir o rumo para o campo de Johan Sverdrup.

Próximo estágio

Com o oleoduto instalado, a Saipem Castorone está se preparando para a próxima etapa – a instalação do gasoduto de 156 km que se estenderá do campo Johan Sverdrup até o oleoduto Statpipe, de onde o gás do campo será transportado para Kårstø. Espera-se que as operações de instalação da tubulação sejam concluídas durante o outono.

“Passamos muitos anos com a Saipem planejando essas operações. Estamos todos muito conscientes do tamanho da tarefa, com vários meses no mar com um escopo de instalação significativo. A chave é seguir os planos detalhados que preparamos e manter nosso foco significativo em HSE ao longo do caminho, até que o gasoduto esteja em operação ”, afirma Tor Kåre Egelandsdal, responsável pela instalação do oleoduto e pelo contrato com a Saipem.

Quando as operações do gasoduto estiverem concluídas, a campanha de instalação do 2018 Johan Sverdrup terminará.

Com três jaquetas, dois topsides, uma ponte, mais de 400 km de dutos e 200 km de cabos de energia, a campanha de 2018 é provavelmente a campanha de instalação mais movimentada de todos os tempos para um projeto na plataforma continental norueguesa. E em 2019 os dois últimos topsides e pontes restantes serão postas em prática antes do início da primeira fase do desenvolvimento de Johan Sverdrup esperado em novembro do próximo ano.




https://clickpetroleoegas.com.br/usina-de-energia-solar-da-equinor-no-brasil-comeca-a-ganhar-forma/

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior