Em conferência da BiodieselBR desse ano, que teve como tema “O futuro do setor de Biodiesel depois de um ano de pandemia”, o debate reuniu os presidentes da Abiove, Aprobio e Ubrabio e MME para falar sobre investimentos no neste mercado
Diretor de redação da BiodieselBR disse em abertura da conferência, “este foi o pior ano em investimentos para o mercado de biodiesel em toda a sua história”. Mesmo com todos s problemas presentes, essa tormenta irá passar, e o setor necessita, em caráter de urgência, começar a debater os grandes desafios que se terão pelo caminho durante os próximos anos.
Leia também
Presidente da Abiove discorre sobre momento de crise no mercado do Biodiesel e ausência de investimentos
Para André Nassar, presidente da Abiove, o mercado está vivendo um “momento turbulento” que tem como resultado um número menor de investimentos do setor de Biodiesel, do que dos desdobramentos da pandemia, que desorganizou não só o mercado de combustíveis, mas também o de óleo vegetal.
Paralelamente, houve uma mudança nos padrões de exportação do complexo de soja, que levaram as vendas externas muito além das projeções iniciais, que gerou então os desafios para garantir investimentos do mercado para o final de 2020. Nesse quesito, Nassar elogiou a reconexão do CMAB – Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Biodiesel.
- Nada de soja ou cana! Maior produto exportado pelo Brasil é o Petróleo, para a alegria da Petrobras e outras empresas do setor
- Do pré-sal à maior reserva de gás: Petrobras descobre 6 trilhões de pés cúbicos de gás na Colômbia e lidera revolução energética global
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
Presidente da MME fala acerca das dificuldades no país, e acerca da transição energética
Segundo José Mauro, Presidente da MME, “o Brasil está enfrentando uma série de transformações”. Ressaltou José Mauro, que ainda fala sobre a transição energética.
“Tudo isso coloca desafios acerca das politicas publicas que tem relação não somente com o Biodiesel, mas com vários outros setores”, diz Mauro sobre a tão aguardada reforma tributária, que está muito longe e pode ter efeitos profundos sobre toda a economia do Brasil.