O futuro da indústria 5.0 no Brasil

Soluções Industriais
por
-
23-03-2021 19:14:00
em Indústria e Construção Civil
Venha conferir neste post sobre o futuro da indústria 5.0 no Brasil.

Novas tecnologias e processos de manufatura serão os principais marcos da indústria 5.0

É fato que a tecnologia avançou e traz muitos questionamentos em relação à Indústria 5.0 no Brasil. É possível observar que o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) investe em tecnologias avançadas nos cursos profissionalizantes e até mesmo em pós-graduação.

Isso é possível devido à Indústria 4.0, que existem diversas ferramentas disponíveis para facilitar e otimizar os processos no ramo industrial.

Em uma indústria de motores elétricos weg, por exemplo, é investido a tecnologia para garantir a produção do equipamento de modo ágil e com menos esforços.

Embora já exista essa praticidade com o crescimento da tecnologia, ela tende a continuar avançando. Por isso, a Indústria 4.0 evoluiu e surgiu a 5.0.

A Sociedade 5.0 foi discutida no Japão em 2016, mas só em 2017 foi divulgada oficialmente, pois, o primeiro-ministro japonês ressaltou sobre a necessidade de novas soluções para o setor industrial.

A nova era da sociedade é voltada para o bem-estar dos seres humanos e investem na tecnologia inteligente. Ou seja, é uma indústria que gerará a precisão na automação industrial e com muita velocidade.

Tendo em consideração essas informações, vamos comentar logo abaixo sobre o futuro da indústria 5.0 no Brasil. Continue lendo e confira!

Futuro da manufatura

É fato que atualmente empresas de montagem de tubulação, por exemplo, investem em tecnologia avançada em diferentes processos, seja com o uso de inteligência artificial, big data analytics e afins.

O futuro da indústria 5.O no Brasil vai permitir o retorno de processos de manufatura, ou seja, gera mais oportunidades de emprego.

É comum pensar que a tecnologia vai gerar robôs que substituem o trabalho humano, mas não é bem assim. 

A tecnologia permite que o SENAI traga novas vagas de emprego e inclua cursos profissionalizantes para capacitar jovens a seguirem no mercado de trabalho industrial tendo diferentes oportunidades.

Dessa maneira, os processos não serão executados sem as pessoas qualificadas. Neste caso, o SENAI possibilita a realização de cursos para capacitar as pessoas interessadas e torná-las qualificadas para fazer serviços como instalação elétrica industrial, por exemplo, ao usar alta tecnologia no ensino presencial.

As oportunidades de emprego aumentam

Embora a sociedade 5.0 esteja relacionada a uma realidade longe no Brasil, as tecnologias da indústria 4.0 continuam sendo utilizadas.

A nova era com o objetivo voltado ao bem estar do ser humano, e possibilitando o uso da manufatura, aumentam as oportunidades de emprego no país.

Em fevereiro de 2021, apesar da pandemia da Covid-19, o SENAI divulgou mais de 60 mil vagas para o setor da indústria em cargos de Jovem Aprendiz para diversos estados do país. 

O curso profissionalizante da Área de Manufatura Avançada (Técnico em Internet das Coisas; Técnico em Cibersistemas para Automação) está incluso no programa Senai de Aprendizagem 4.0.

Portanto, o futuro da indústria 5.0 no Brasil é fundamental para gerar mais empregos e processos de manufatura no país, garantindo o bem-estar dos colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo? Nós queremos saber a sua opinião. Então, conta pra gente! Não deixe de nos acompanhar nos próximos artigos sobre o assunto e fique por dentro de tudo!
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Tags:
Soluções Industriais
Como empresa especializa em serviços de B2B, atualmente estamos em parceria com o portal CPG para divulgações de assuntos relevantes no ramo industrias do Brasil.