O futuro da construção civil no Brasil

Soluções Industriais
por
-
28-04-2021 06:36:15
em Indústria e Construção Civil
O futuro da construção civil no Brasil Fonte: Concord Projetc Technologies

Descubra qual será o futuro do setor da construção civil no Brasil.

Não há como negar que, em meio ao atual cenário da construção civil, existem questionamentos sobre qual será o futuro deste segmento no Brasil. O fato é que, embora a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tenha afetado o setor, até mesmo de indústrias como, estrutura metálica para telhado, o cenário da construção no Brasil é de crescimento, mesmo com a falta de insumos e alta no preço. 

Além do mais, as tendências tecnológicas já são realidade para os processos de obras, sendo fundamentais para as construtoras.

A alta no preço e falta de insumo impactaram um dos principais setores que movimentam o PIB, pois este realiza a construção de edifícios, estradas, túneis, obras de saneamento, e afins. 

Segundo projeções divulgadas em dezembro de 2020 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento deve avançar 4% em 2021.

Ou seja, com base nos dados, é um fator de crescimento, haja vista que o ramo sofreu impactos durante a pandemia.

O mercado da construção civil apresenta recuperação

O futuro da construção civil apresenta um cenário otimista em relação à recuperação do setor no mercado. 

Além disso, a tendência da construção é o investimento em ferramentas tecnológicas para auxiliar nos processos produtivos e acompanhamento de materiais como, estruturas metálicas, para aumentar a produtividade. 

Logo, o futuro da construção civil tem projeção de crescimento e, o uso de ferramentas, como o big data analytics, por exemplo, facilita o processo nas obras e as construtoras obtêm melhor gerenciamento.

Neste contexto, auxilia os profissionais da área na tomada de decisões, devido às informações em tempo real, em analisar o valor total de cada obra de modo assertivo.

Mais vagas de emprego no setor da construção civil

Com o crescimento do setor, mesmo em um cenário de incerteza devido à pandemia, o futuro da construção tende a continuar gerando empregos no Brasil.

De acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que avalia apenas empregos com carteira assinada, a indústria da construção civil é o setor com mais vagas de janeiro de 2020 a novembro de 2020 (157.881 mil), o que mostra um aumento de 34,6% em relação ao mesmo período em relação ao ano de 2019.

O último levantamento do Caged apontou que a construção civil gerou 43.938 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de janeiro deste ano. Assim sendo, de fevereiro/2020 a janeiro/2021, a construção gerou 117.467 novas vagas de emprego.

Basicamente, o futuro pós-pandemia na construção civil é continuar gerando empregos no mercado para os processos com martelete demolidor, entre outros serviços na construção. 

Por isso, desfrutar das oportunidades de cursos online no Senai e Faetec é uma excelente oportunidade de se especializar para aproveitar as novas oportunidades de emprego da construção civil.

Gostou do nosso conteúdo? Nós queremos saber sobre a sua opinião! Não deixe de nos acompanhar nos próximos artigos sobre o assunto e fique por dentro de tudo.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tags:
Soluções Industriais
Como empresa especializa em serviços de B2B, atualmente estamos em parceria com o portal CPG para divulgações de assuntos relevantes no ramo industrias do Brasil.