Início Neoenergia fecha contrato com a Ambev para fornecer energia renovável por 10 anos

Neoenergia fecha contrato com a Ambev para fornecer energia renovável por 10 anos

6 de julho de 2022 às 13:02
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Neoenergia fecha contrato com a Ambev para fornecer energia renovável por 10 anos
Imagem: Via Neoenergia

Contratação no mercado livre é na modalidade PPA de longo prazo e contempla também a emissão de I-RECs

A Neoenergia fechou contrato com a Ambev para a venda de energia renovável no mercado livre por dez anos, demonstrando o compromisso das duas companhias com o desenvolvimento sustentável. O acordo é no modelo PPA (no inglês, Power Purchase Agreement) de longo prazo e prevê o fornecimento de 55 MW médios, entre 2024 e 2033, proveniente de fonte eólica.

Além disso, a parceria contempla a emissão de Certificados de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês) para todo o período. O contrato soma 4,8 TWh de energia renovável nos dez anos, equivalentes a 4,8 milhões de I-RECs. 

Artigos recomendados

O uso de energia limpa é um dos principais fatores que integram práticas ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança) exigidas cada vez mais pelos mercados globais. “Esse contrato reflete o nosso crescimento no mercado livre de energia brasileiro, uma expansão alinhada ao nosso propósito sustentável. Somos pioneiros na transição energética no país e acordos como esse nos permitem ampliar os nossos investimentos em fontes renováveis, auxiliando na descarbonização e, em consonância com as nossas práticas de ESG e em atendimento às necessidades de nossos clientes”, afirma o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.

A modalidade PPA, utilizada no contrato com a Ambev, integra a estratégia de expansão da Neoenergia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Acordos como esse têm como vantagem garantir receita a longo prazo, mitigando o risco de projetos e fomentando a ampliação das fontes renováveis.

Além disso, a emissão dos I-RECs serve como vetor de geração de valor para o cliente por apresentar a garantia da sustentabilidade e da rastreabilidade, assegurando que a energia provém de fonte limpa. Essa é uma forma amplamente adotada no mercado global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE)​, podendo ser reportados junto a índices de sustentabilidade de Bolsas de Valores.

A Neoenergia tem reforçado os investimentos em energia limpa, com foco em eólica e solar. Com a conclusão dos complexos Chafariz (PB) e Oitis (PI e BA), a capacidade instalada em eólica chegará a 1,6 GW este ano, o triplo do que era em 2020. A companhia está construindo também o seu primeiro projeto fotovoltaico para geração centralizada, o Complexo Solar Luzia (PB), que possui sinergia operacional com Chafariz e terá capacidade instalada de 149,3 MWp totalmente alocada no mercado livre e parte dela já vendida em outro contrato PPA. Com isso, em 2022, a empresa atingirá 90% do seu portfólio de geração em renováveis, um perfil ainda mais limpo do que a matriz elétrica brasileira.

Sobre a Neoenergia

Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Fonte: Imprensa Neoenergia

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes