Segundo a Marinha, navio encalhado que transportava minério de ferro para a Vale começa a flutuar após retirada de carga na costa do Maranhão
Em nota divulgada na manhã de hoje (03), a Marinha do Brasil informou que as atividades para a retirada da carga do Navio Mercante Stellar Banner foram encerradas, com a remoção de aproximadamente 145 mil toneladas de minério de ferro e o navio entrou na fase de reflutuação. A embarcação está encalhada na costa do Maranhão há três meses.
Veja também outras notícias
- Petroleira encomenda a construção de 100 navios GNL por estaleiros Coreanos, a maior frota da história da construção naval
- Eneva começa a perfuração de um novo poço de petróleo no Maranhão
- Marcando o triste fim de um dos navios da Transpetro, petroleiro afunda parcialmente no estaleiro Mauá
De acordo com a Marinha, o navio situa-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já exibindo parte do convés que estava submerso.
As atividades continuam em andamento e o navio Patrulha Guanabara da Marinha do Brasil supervisiona os trabalhos. Segundo o órgão, nenhum dano ambiental foi confirmado.
Sem estabelecer um prazo para a flutuação completa do navio, a Marinha informou que “Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.”
Antes da remoção do minério de ferro, outra operação havia sido realizada no dia 12 deste mês, que culminou na retirada de 3,9 mil metros cúbicos de óleo do Stellar Banner. O navio contratado para desenvolver tal operação foi o ‘Defender’, com bandeira dos Países Baixos.
O incidente envolvendo o Navio Stellar Banner, que transportava minério de ferro pertencente à mineradora Vale, ocorreu no final de fevereiro em águas do litoral do Maranhão. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.
⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.