Com motor flex, novas cores e tecnologias, a Honda Sahara 300 2026 chega ao mercado brasileiro em três versões, mantendo tradição, desempenho robusto e novidades em equipamentos, com preços e detalhes que reforçam seu destaque no segmento trail.
A Honda apresentou oficialmente, em 1º de agosto de 2025, a nova Sahara 300 2026, reforçando sua presença no segmento trail no Brasil.
O modelo, que ganhou projeção desde seu relançamento como XRE 300 Sahara em 2023, chega agora às concessionárias em três versões distintas, cada uma com novas opções de cores e pequenas atualizações, mantendo a estratégia da montadora de renovar visualmente suas motocicletas para acompanhar tendências do mercado.
Com preço inicial de R$ 30.385 para a versão Standard, a linha Sahara 300 2026 também oferece as configurações Rally e Adventure, que custam R$ 31.053 e R$ 32.108, respectivamente, segundo valores sugeridos para o Estado de São Paulo.
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Todos os modelos contam com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, um diferencial para consumidores que buscam durabilidade e confiança em viagens longas ou uso intenso.
Legado e tradição da Honda Sahara 300 2026
O nome Sahara tem história consolidada no país desde a década de 1990, sendo retomado pela Honda na XRE 300 Sahara, agora uma das motos mais vendidas do segmento trail.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Sahara ultrapassou 90 mil unidades comercializadas no Brasil e figura atualmente como a segunda motocicleta mais emplacada em sua categoria, ficando atrás apenas da NXR 160 Bros.
No primeiro semestre de 2025, o modelo manteve vantagem nas vendas em relação à rival Yamaha Lander 250, reafirmando a força da marca junto ao público aventureiro.
Chassi, motor flex e desempenho
A Honda Sahara 300 2026 mantém o chassi semi-duplo derivado da CRF 250F, priorizando resistência e estabilidade para usos urbanos e trilhas leves.
O conjunto de suspensão de longo curso, aliado às rodas raiadas (aro 21 na dianteira e 18 na traseira), reforça o apelo off-road do modelo.
O motor monocilíndrico flex de 293,5 cm³, com comando OHC e sistema FlexOne, é o mesmo utilizado na CB 300F Twister.
Esse propulsor entrega potência máxima de 25,2 cv com etanol a 7.500 rpm e torque de 2,74 kgf.m também com etanol, segundo dados oficiais.
Com gasolina, a potência atinge 24,8 cv, e o torque, 2,70 kgf.m, ambos a 7.500 rpm.
O câmbio de seis marchas, em conjunto com a injeção eletrônica PGM-FI, foi projetado para privilegiar o desempenho em baixas e médias rotações, aumentando a versatilidade para diferentes situações do cotidiano e para viagens.
Equipamentos, eletrônica e segurança
O pacote tecnológico da Sahara 300 2026 traz painel digital LCD em estilo blackout, que facilita a leitura das informações, incluindo indicador de marchas.
O modelo conta ainda com iluminação full-LED, que amplia a visibilidade e contribui para a segurança.
O carregador USB-C, item cada vez mais valorizado, permite a recarga de dispositivos eletrônicos em trânsito.
Entre os recursos de segurança, destaca-se o sistema ABS de dois canais, que atua sobre discos de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
O sistema ESS (Emergency Stop Signal) aciona o pisca-alerta em situações de frenagem brusca, uma inovação que ajuda a evitar colisões traseiras.
O banco em dois níveis, guidão elevado, alças laterais e bagageiro integrado completam o conjunto ergonômico, oferecendo conforto ao piloto e passageiro em trajetos longos ou urbanos.
Versões, diferenciais e novas cores da Sahara 300 2026
Para 2026, a Honda investiu em novas cores para atualizar a identidade visual da linha Sahara 300.
A versão Standard estreia o tom Cinza Metálico, conferindo aparência mais sóbria e moderna.
Na configuração Rally, foram incluídos detalhes em azul sobre a tradicional combinação de branco e vermelho, criando uma proposta visual tricolor que remete à tradição esportiva da marca.
Já a versão Adventure permanece com o tom bege fosco, mas recebe novos grafismos, além de ser equipada de fábrica com protetor de carenagem em aço, protetor de cárter e para-brisa elevado — itens que, nas versões Standard e Rally, são oferecidos apenas como acessórios opcionais.
De acordo com a Honda, “a linha 2026 da XRE 300 Sahara começa a chegar às concessionárias da marca em setembro”, ampliando a oferta para consumidores que buscam motocicletas robustas e tecnológicas no mercado nacional.
Ficha técnica Honda Sahara 300 2026
Especificação | Detalhes |
---|---|
Preço sugerido | A partir de R$ 30.385 |
Motor | Monocilíndrico, OHC, 293,5 cc, FlexOne |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Combustível | Gasolina e etanol (flex) |
Potência máxima | 25,2 cv (etanol) / 24,8 cv (gasolina) a 7.500 rpm |
Torque máximo | 2,74 kgf.m (etanol) / 2,70 kgf.m (gasolina) a 5.750 rpm |
Câmbio | Seis marchas |
Chassi | Berço semi-duplo |
Comprimento | 2.193 mm |
Largura | 829 mm |
Altura | 1.270 mm (Standard/Rally) / 1.400 mm (Adventure) |
Entre-eixos | 1.425 mm |
Distância do solo | 269 mm |
Altura do assento | 859 mm |
Peso seco | 147 kg (Standard/Rally) / 149 kg (Adventure) |
Tanque de combustível | 13,8 litros |
Freios | ABS nos dois eixos, discos de 256 mm (dianteiro) e 220 mm (traseiro) |
Pneus | 90/90-21M/C 45S (dianteiro), 120/80-18M/C 62S (traseiro) |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, 245 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoamortecedor Pro-link com ajuste de pré-carga, 225 mm de curso |
Cores disponíveis | Bege fosco, cinza metálico, vermelho com detalhes em azul (Rally) |
Até o momento, a Honda não divulgou dados oficiais sobre consumo ou velocidade máxima da Sahara 300 2026.
Todas as versões saem de fábrica equipadas com os principais recursos eletrônicos e de segurança atualmente oferecidos em motocicletas de sua categoria.
Mercado, concorrência e posicionamento
A estratégia da Honda ao lançar a Sahara 300 2026 com pequenas atualizações visuais reflete a busca por manter o modelo competitivo, sem perder a essência que o consagrou entre os amantes de trilhas leves, aventuras e uso urbano.
O histórico de vendas robustas e a boa aceitação da linha entre motociclistas de diferentes perfis explicam o protagonismo da Sahara na disputa direta com concorrentes como a Yamaha Lander 250.
Além disso, o conjunto de equipamentos, motor flexível e garantia estendida são argumentos de destaque para quem busca custo-benefício no segmento de motos trail.
Com a chegada da nova linha às concessionárias a partir de setembro, consumidores terão à disposição uma opção versátil, capaz de atender tanto a quem prioriza o uso diário quanto quem deseja explorar estradas de terra e trilhas moderadas.
Diante das atualizações e diferenciais da Sahara 300 2026, surge uma questão para os entusiastas de motocicletas: qual aspecto mais pesa na sua decisão de escolha — design, tecnologia ou tradição de mercado?