A Shell recebeu autorização do MME para a venda de 30% de bloco offshore na Bacia de Santos para a Ecopetrol, empresa de petróleo da Colômbia
O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, a autorização para a venda por parte da Shell de um percentual de 30% na participação da empresa no campo offshore de Sul do Gato do Mato, na Bacia de Santos, para a companhia colombiana de petróleo Ecopetrol. A transação entre as companhias foi consolidada em outubro de 2019, mas ainda precisava do aval dos órgãos regulatórios competentes.
Você também pode conferir
- Oportunidades para atender contratos offshore em Floatel e Navio Tanque divulgadas hoje (27) pela empresa OSM
- Quer trabalhar offshore? Há vagas de emprego hoje na multinacional de recurtamento Atlas Professionals
- Mecânicos, Auxiliares, Analistas e mais sendo requisitados para vagas no ES em empresa de transportes
Dessa forma, o consórcio exploratório de petróleo para o ativo Sul de Gato do Mato é estabelecido agora pela participação de 50% da Shell, 30% da Ecopetrol e 20% da francesa Total.
“A Shell Brasil tem um excelente portfólio em águas profundas, com projetos operados e não-operados que estão sendo explorados, avaliados e desenvolvidos. Essa negociação com a Ecopetrol nos permite otimizar ainda mais esse portfólio. Continuaremos avançando nas atividades dos blocos de Gato do Mato com os nossos parceiros”, disse o presidente da Shell Brasil, André Araujo.
Segundo as estimativas da Ecopetrol, a empresa poderá incorporar cerca de 90 milhões de barris de petróleo bruto em recursos contingentes a partir deste ano de 2020, que serão gradualmente adicionados ao seu saldo de reservas. Também estima que sua participação na produção possa totalizar cerca de 20.000 barris por dia de petróleo bruto em 2025.
Sobre a Ecopetrol
A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e é uma companhia de petróleo integrada entre as 50 maiores do mundo e as quatro maiores da América Latina.
Além da Colômbia , onde gera mais de 60% da produção de petróleo do país, atua em exploração e produção no Brasil , México , Peru e Estados Unidos (Golfo do México).