Ministro de Minas e Energia informou que Governo poderá realizar em 2021, até 8 leilões de geração

Energia, governo Linhas de transmissão

Os leilões previstos pelo governo serão de contratação de energia nova e existente, podendo ocorrer leilões de reserva de capacidade

Bento Albuquerque, o ministro de Minas e Energia, disse em entrevista que o governo está planejando em 2021, a realização de oito leilões de energia. Os leilões serão dos tipos A-3, A-4, A-5 e A-6. O ministro ainda disse que sete deles serão de contratos de energia nova e energia existente, ainda podendo haver leilões de reserva de capacidade.

Confira ainda outras notícias do dia:

Esse ano, os certames foram suspensos devido a pandemia da Covid-19. O Ministério de Minas e Energia afirmou que em 2021, mudará as diretrizes das atividades para remover o limite de flexibilidade de 50% em todas as fontes de energia térmica. Tanto usinas flexíveis quanto usinas completamente inflexíveis podem participar de disputas.

A medida faz parte de um acordo efetivo firmado entre governo e lideranças do Senado, para garantir a aprovação da Lei do Gás Natural sem alterar o texto da Câmara de Comércio. O MME também reabrirá o prazo para inscrições.

Os leilões dos tipos A-4 e A-5 de energia já existente, previstos para junho de 2021, serão para assinar contratos com termelétricas a carvão e gás natural para substituir as usinas a diesel com contratos que expiram entre 2023 e 2027. Podem participar usinas que realizarem a troca de combustível de óleo para gás natural.

Em janeiro, as novas diretrizes para leilões de energia A-3 e A-4 serão divulgadas. O evento previsto para abril visa a obtenção de energia proveniente de projetos de energia hidrelétrica, eólica, solar e térmica de biomassa.

Também está previsto a licitação de novas fontes de energia A-5 e A-6 em setembro, para reduzir a geração de energia hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e térmica da recuperação energética de resíduos sólidos urbanos.

Ainda estão sendo planejadas termelétricas a biomassa, carvão mineral e gás natural. O governo também poderá realizar um leilão no segundo semestre do próximo ano para contratar reservas de capacidade.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos