China inaugura porto em país vizinho do Brasil com investimentos bilionários. Megaporto chinês promete revolucionar países latino americanos. Saiba quais os benefícios do novo porto da China no Peru.
Durante sua recente visita ao Peru, o presidente da China, Xi Jinping, deu início às operações do futuro Complexo Portuário de Chancay, um ambicioso projeto que promete ser o maior porto comercial da América do Sul. Localizado em um ponto estratégico na costa peruana, o megaporto é uma iniciativa emblemática dentro da Nova Rota da Seda, consolidando a influência chinesa no comércio global. Com capacidade para movimentar milhões de toneladas de carga anualmente, o projeto está previsto para transformar o cenário logístico e comercial da região, incluindo impactos diretos para o Brasil. Confira os detalhes do Complexo Portuário de Chancay, sua importância estratégica e como ele pode redefinir as relações comerciais entre América Latina, China e outros mercados globais.
China inaugura porto em país vizinho do Brasil com investimentos de R$ 19,7 bilhões
O novo porto da China no Peru fica a cerca de 70 km ao norte da capital peruana, Lima. É um projeto superlativo, liderado pela companhia marítima estatal chinesa Cosco Shipping Company e com investimentos totais estimados em US$ 3,4 bilhões, o equivalente a R$ 19,7 bilhões.
O megaporto chinês deve contar com 15 embarcadouros, escritórios, serviços logísticos e um túnel com 2 km de comprimento para o transporte de carga. Oito anos após o começo das obras, a conclusão da primeira fase do complexo foi anunciada em novembro, durante a visita de Xi ao Peru para participar da reunião de cúpula da APEC, realizada em Lima.
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A China inaugura porto em país vizinho do Brasil, dando um passo importante rumo à expansão de sua presença na América Latina. Foi concebido como parte da Nova Rota da Seda, iniciativa estratégica que há anos vem sendo implementada e tem entre os objetivos aumentar a presença e a influência chinesa no mundo.
Com o novo porto da China no Peru, o país aumenta sua capacidade de desembarque de mercadorias na América do Sul e de transporte dos produtos importados da região, principalmente minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja.
Megaporto chinês promete gerar 7,5 mil empregos diretos e indiretos
O ministro das Comunicações e Transportes do Peru, Raúl Pérez Reyes, declarou que o megaporto chinês permitirá ao seu país posicionar-se “como centro logístico de toda a América Latina”.
O governo peruano calcula que o empreendimento criará 7,5 mil em empregos diretos e indiretos, número que críticos veem com ceticismo, argumentando que, em outros projetos na América Latina, os investimentos chineses empregaram mais trabalhadores levados da China do que a mão de obra local.
A China inaugura porto em país vizinho do Brasil e há expectativa de que este traga redução no tempo de transporte de mercadorias e, consequentemente, nos custos do frete, o que o tornaria atrativo para operadores logísticos. A estimativa do governo é que a duração das viagens de cargueiros do Peru até a Ásia cairia de 40 para 28 dias. A principal razão é a localização escolhida para o porto.
Impacto do novo porto da China no Peru para o Brasil
Como o Peru, o Brasil é outro país com relações políticas e comerciais cada vez mais próximas com a China. O gigante asiático é o principal parceiro comercial do Brasil e o governo brasileiro demonstrou interesse pelo megaporto chinês.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, visitou o Peru em março. Segundo a nota oficial peruana, o objetivo da visita foi conhecer os planos e estratégias do Peru para impulsionar as rotas de integração sul-americana.
Leonino Dourado, do Centro de Estudos sobre a China e a Ásia da Universidade do Pacífico, em Lima, declarou à BBC News Mundo que os dois governos e a empresa indicam que Chancay deve também se tornar um centro de transporte para as exportações brasileiras.
A China, de partido único, faz muitos investimentos a nível mundial, já que não gasta tanto para sustentar os políticos o e a máquina pública.
Nossa mas que texto ****. Quais os impactos para o Brasil e América latina ****
O Porto recém inaugurado no Peru só dará certo se o Agronegócio brasileiro aderir, senão será um Elefante 🐘 Branco, um verdadeiro tiro no pé.