Megaleilão do petróleo em outubro liberado – Governo pode embolsar R$ 106,561 bilhões

governo Megaleilão petróleo outubro
 

As áreas de  Atapu, Búzios, Itapu e Sépia serão leiloadas no dia 28 de outubro, as operadoras que oferecerem o maior percentual de óleo ao governo leva os contratos de exploração destes ativos

Para as petroleiras vencedoras deste mega leilão que acontecerá em outubro, está definido um bônus de assinatura no valor de R$106. 561 bilhões de reais, nota oficial de Paulo Guedes nesta quarta-feira(17) logo depois da reunião com membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Este valor refere-se a um contrato de 35 pelos próximos 35 anos para à vencedora do leilão e deverá ser paga para o governo no ato da contemplação. Além desse valor, as empresas terão que dar um parcela mínima de óleo explorado para o governo – entre 19,82% a 27,65%.

Às áreas que estão dentro do escopo do leilão são: Sépia, Itapu, Búzios e Atapu, os contemplados são aqueles que proverem maior parcela de óleo à União.

Como a Petrobras detém o direito de exercer preferência nestas áreas, independente de que ganha, ele poderá se associar em cada um destes ativos com pelo menos 30% de participação, o prazo máximo para informar ou não o direito de participação expira em 30 dias.

De acordo com à ANP, estima-se que há entre 6 a 15 bilhões de barris recuperáveis de petróleo na área a ser leiloada.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.