Marinha prepara lançamento de submarino totalmente construído no Brasil

primeiro submarino inteiramente brasileiro será lançado em dezembro
 

A Marinha do Brasil lançará em Dezembro o primeiro de quatro submarinos convencionais encomendados em 2008

A Marinha brasileira prepara ansiosamente o lançamento do primeiro submarino construído no Brasil, fora do Arsenal de Marinha situado na base da ilha das cobras no Rio de janeiro, o Riachuelo, fruto do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de submarinos do Brasil) que envolve a construção de quatro submarinos de propulsão convencional e um nuclear, o programa foi costurado com base em um acordo entre os governos do Brasil e da França, em 2008. Com 72 metros de comprimento e pesando cerca de 1800 toneladas o Riachuelo é o submarino convencional mais moderno do mundo e está em fase final de construção na base naval de Itaguaí, seu lançamento está previsto para o dia 14 de Dezembro.

Características do Riachuelo (S-BR1)

Primeiro da classe Scorpene, o riachuelo teve o casco construído dentro do prazo pela Nuclep, que é a responsável pelo projeto no país, a unidade é resultado do acordo de transferência de tecnologia francesa e foi movimentado para a base naval de Itaguaí em dezembro de 2016.

O submarino é um dos quatro com propulsão diesel-elétrico previsto pelo programa, que conta ainda com uma unidade de propulsão nuclear (SN-BR), sendo esse o projeto mais desafiador.

Brasil entra para seleto grupo mundial

Considerado o ponto mais crítico do projeto, pois envolvia além da engenharia a soldagem, a construção do casco foi realizada por engenheiros e especialistas enviados a França para transferência de tecnologia, sua construção começou em setembro de 2013, quando ocorreu o corte da primeira chapa, a expectativa é que os quatro submarinos de propulsão convencional estejam prontos no período entre 2018 e 2023, enquanto que o de propulsão nuclear deverá estar pronto entre 2023 e 2025.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), atualmente, apenas cinco países no mundo dominam a tecnologia para construção de submarinos nucleares: China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia, portanto dá para se ter uma ideia do quanto é importante esse projeto para a nossa engenharia.Clique aqui e veja mais notícias sobre a construção naval no Brasil.

Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships